Qualificação Seleção A Masculina: Portugal vai ao Play-Off de apuramento para o Mundial 2019

PUB

Casa totalmente cheia no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim para o decisivo Portugal – Polónia deste domingo. Paulo Pereira fez alinhar Diogo Branquinho, Gilberto Duarte, Rui Silva (a trocar com Daymaro Salina, na defesa), João Ferraz, Pedro Portela e Humberto Gomes, na baliza, no sete inicial de Portugal. Alexis Borges fez os dois primeiros para Portugal, intercalados com os dois primeiros de Piotr Chrapkowski, para a Polónia. Aos 5 minutos, Portugal adiantou-se (4-2), ao aproveitar da melhor forma uma falha técnica da Polónia, vantagem que aos 10 minutos passou para três golos (6-3). Em cima do minuto onze, o treinador Piotr Przybecki pediu o primeiro “time-out” da partida e, na resposta, a Polónia reduziu, mas Gilberto Duarte não desperdiçou o contra-ataque seguinte e fez o 8-4. A meio da primeira parte, as duas formações trocaram os guarda-redes – na Polónia entrou o nº 16, Wyszomirski e, para a baliza lusa, Hugo Figueira. Com Portugal em inferioridade, os polacos reduziram para 10-9, aos 20 minutos e, dois minutos depois, foi a vez de Paulo Pereira pedir um minuto (11-10). Figueira fez vibrar o público, ao defender um livre de sete metros, ao minuto 24 e Miguel Martins não falhou o ataque seguinte (13-10). Até ao intervalo, Portugal manteve a liderança e foi para o descanso a ganhar 15-13.

Com seis minutos jogados no segundo tempo, a Polónia chegou ao empate (17-17) e, dois minutos depois, passou para a frente; reação imediata de Paulo Pereira a fazer parar o tempo. Aos 10 minutos, Portugal perdia 17-19 e Pedro Portela não falhou o livre sete metros. Portugal, pelas mãos de Miguel Martins, repôs a igualdade (21-21), aos 16 minutos e ficou em superioridade numérica, mas os polacos saíram, novamente, na frente. Golos de Pedro Portela e Gilberto Duarte voltaram a empatar as contas (24-24), numa altura em que o técnico português já tinha feito alterações ao sistema defensivo e Tiago Rocha voltou a virar o jogo (25-24). Portugal esteve a ganhar 27-25 e a Polónia ainda conseguiu chegar ao empate, mas Portugal, com posse de bola no último ataque, já não deixou escapar o resultado que vale a presença no Play-Off de acesso ao Mundial de 2019.

Pedro Portela e Gilberto Duarte foram os melhores marcadores de Portugal, com 6 golos cada. O boletim de jogo encontra-se aqui, em anexo.

“MERECEMOS A VITÓRIA, CLARAMENTE”

No final do jogo, Paulo Pereira considerou que “acabámos por fazer um jogo excecional, no plano estratégico. Nós não estávamos a defrontar uma equipa qualquer. Chegamos a este jogo com um goal-average superior de 1 golo e empatamos. Tudo isso foi, desde o início, de certa forma, pensado para chegar a este jogo com essa possibilidade”, explicou o selecionador nacional.

“Temos de estar contentes, mas só hoje. A partir de amanhã já deixamos de estar, se queremos ser ambiciosos”, referiu ainda o técnico. E concluiu: “Merecemos a vitória, claramente”.

Tiago Rocha começou por dizer que “acho que estávamos todos bem preparados e isso ficou demonstrado nestes três jogos, que jogámos sempre a uma velocidade elevada e sabíamos que hoje com os polacos ia ser mais difícil. O jogo foi ganho nos detalhes, tínhamos a equipa da Polónia muito bem estudada. Conseguimos, estamos muito felizes, foi uma entrega brutal de toda a equipa”, contou o capitão da seleção nacional.

Não percas a reportagem da ANDEBOL|tv

Podes também subscrever o nosso canal do Youtube para estares a par de todas as novidades!

ANDEBOL|tv, o andebol é aqui!

CHIPRE VENCE KOSOVO

Foi com lágrimas e sorrisos que o Chipre terminou o Grupo 4 de Qualificação para o Play-Off do Mundial 2019 no 3º lugar, com 2 pontos, conquistados após uma vitória histórica e muito suada frente ao Kosovo, por 24-22. Num jogo marcado pela alternância na frente do marcador, entrou melhor a equipa cipriota (4-1), mas o Kosovo recuperou (4-4), ainda que só aos 21 minutos tenha conseguido passar para a frente (9-10) pela primeira vez. Ao intervalo, as duas seleções estavam empatadas a 14 golos. Na segunda parte, foi a vez do Kosovo assumir o comando do marcador, mas o Chipre chamou a si, novamente, a liderança e segurou a vantagem até ao apito final.

Destaque para os 12 golos apontados pelo cipriota Julios Argyrou. O boletim de jogo pode ser consultado aqui, em anexo.

OUTROS APURADOS PARA O PLAY-OFF PARA O MUNDIAL DE 2019

Rússia, Lituânia, Roménia e Holanda venceram, também, os respetivos grupos de Qualificação e garantiram a presença no Play-Off do Mundial Seniores Masculinos Alemanha/ Dinamarca 2019. Informações relativas ao apurado do Grupo 6 serão dadas pela EHF posteriormente.

O sorteio dos jogos do Play-Off do Mundial Seniores Masculinos Alemanha/ Dinamarca 2019 realiza-se no último fim de semana do Euro 2018, na Croácia. Os jogos do Play-Off disputam-se de 8 a 10 de Junho (1ª mão) e de 12 a 14 de Junho (2ª mão) de 2018.

Calendário e Resultados – Torneio de Qualificação para o Play-Off do Mundial Seniores Masculinos Alemanha/ Dinamarca 2019 – Grupo 4

12.01.18 – 6ª feira – 1ª jornada

17h15 – P​olónia : Kosovo, 30:19 (13:12)
19h30 – Portugal : Chipre, 47-16 (22-7)

13.01.18 – sábado – 2ª jornada

18h00 – ​Kosovo : Portugal, 22-36 (11-17)
20h30 – Chipre : Polónia, 13-46 (8-23)

14.01.18 – domingo – 3ª jornada

15h30 – C​hipre : Kosovo, 24-22 (14-14)
18h00 – Portugal : Polónia, 27-27 (15-13)

Classificação Geral – Grupo 4

1º – Portugal, 5 pontos
2º – Polónia, 5 pontos
3º – Chipre, 2 pontos
4º – Kosovo, 0 pontos

CONTAMOS CONTIGO PARA APOIAR A SELEÇÃO DE TODOS NÓS!

Acompanha-nos através do Facebook Oficial, Instagram ou Twitter.

Patrocinadores Institucionais