Portugal vai ao Campeonato do Mundo de Sub20 Femininos

PUB

Portugal venceu a Bulgária por 34-15, triunfo que colocou no segundo lugar do Grupo 1 e, assim, as Sub20 lusas vão estar na Hungria, de 1 a 15 de Julho de 2018, a disputar a fase final do Mundial de Sub20 Femininos.

A Bulgária inaugurou o marcador, mas aos dois minutos Portugal, com saídas rápidas para o contra-ataque, já tinha dado a volta ao marcador (1-4). Ainda não tinham decorrido quatro minutos quando a treinadora da Bulgária, a perder 1-5, pediu o primeiro “time-out”. A Bulgária reduziu para 3-6, numa fase em que Portugal se deparava com algumas dificuldades em chegar à baliza adversária; depressa as lusas voltaram a encontrar o melhor caminho para o golo e, com três golos sem resposta, dilataram para 3-9. Até ao intervalo, as comandadas de Ana Seabra controlaram o jogo, sem dar muito espaço às búlgaras e foram aumentando a diferença no marcador, até aos 8-15 no final da primeira parte.

As Sub20 de Portugal entraram a todo o gás para o segundo tempo, a somar mais quatro golos sem resposta. Aos 4 minutos, a Bulgária ficou a jogar em superioridade numérica, devido a duas exclusões seguidas para Portugal e aproveitou para marcar o primeiro do segundo tempo (9-19). Com boas intervenções, as guarda-redes da Bulgária defenderam alguns contra-ataques lusos, mas até ao final da partida, Portugal foi gerindo e consolidando a vantagem e alcançou a vitória, por expressivo 15-34.

Com 7 golos marcados, Carolina Monteiro foi a melhor marcadora de Portugal. O boletim de jogo pode ser aqui consultado, em anexo.

Ana Seabra não escondeu a satisfação pelo objetivo cumprido: Hoje só tínhamos de ganhar, não havia outra forma. Contudo, foi pena, porque o objetivo era as três vitórias, mas o que interessa é a qualificação, sermos apuradas para o Mundial e já lá estamos. Estamos muito felizes”, disse a selecionadora nacional. “Mais uma fase final, mais aprendizagem, mais jogos internacionais e é o que as nossas atletas precisam, é de jogos internacionais e de crescer com esses jogos”, considerou a treinadora.

ESPANHA VENCE ÁUSTRIA E APURA-SE PARA A FASE FINAL DO MUNDIAL

O primeiro jogo da terceira e última jornada da qualificação também foi decisivo, no que ao apuramento para a fase final do Mundial de Sub20 Femininos dizia respeito. Espanha e Áustria entraram a jogar ao mesmo nível e o equilíbrio foi a nota dominante da partida até aos dez minutos da segunda parte. Desde o início do jogo os empates foram uma constante no marcador, até meio da primeira parte, altura em que as espanholas conseguiram, pela primeira vez, uma vantagem de dois golos (9-7). A Áustria reagiu (10-10), mas a Espanha voltou a sair na frente (14-11). Com três golos sem resposta, as austríacas voltaram a igualar, com cinco minutos para jogar e, até ao intervalo, a Espanha voltou a ser mais eficaz e foi para o descanso a ganhar 17-15. A Áustria conseguiu dar uma boa réplica até aos dez minutos da segunda parte, embora já não tenha conseguido voltar a equilibrar as contas (20-19); nos vinte minutos finais, a Espanha, com Paula Segarra a negar constantemente o golo à Áustria, assumiu o controlo do marcador e seguiu na liderança até ao final do jogo, que venceu por 37-26.

Com esta vitória, a Espanha garantiu a presença na fase final do Campeonato do Mundo Sub20 Feminino, que será de 1 a 15 de Julho de 2018, na Hungria.

O boletim de jogo pode ser consultado aqui, em anexo.

EQUIPAS APURADAS PARA A FASE FINAL DO MUNDIAL

Roménia e Croácia (Grupo 2), Holanda e Suécia (Grupo 3), Alemanha e Islândia (Grupo 4), Eslovénia (Grupo 6) também se apuraram para a fase final do Campeonato do Mundo Sub20 Feminino, na Hungria.

Os jogos do Grupo 5, que seriam disputados em Belgrado, foram cancelados por decisão da EHF, devido a problemas com o Governo da Sérvia. A equipa de Sub20 Feminina da Sérvia foi excluída da competição, logo no primeiro dia, uma vez que o governo sérvio não autorizou a realização do encontro entre Sérvia e Kosovo. A EHF dará novas informações quanto à realização dos jogos em falta deste Grupo – realizou-se, apenas, o Noruega – Eslováquia – e apenas o 1º classificado garante presença na fase final do Mundial de Sub20.

Calendário e resultados dos Jogos – Grupo 1 – Qualificação para o Campeonato do Mundo Sub20 Feminino

Sexta-feira, 23/03/2018

18h45 – Áustria : Bulgária, 26-14 (13-6)
21h00 – Portugal : Espanha, 28-25 (16-12)

Sábado, 24/03/2018

16h00 – Espanha : Bulgária, 34-13 (16-6)
18h15 – Portugal : Áustria, 22-24 (11-15)

Domingo, 25/03/2018

14h30 – Espanha : Áustria, 37-26 (17-15)
16h45 – Bulgária : Portugal, 15-34 (8-15)

Classificação Geral – Grupo 1
1º – Espanha, 4 pontos
2º – Portugal, 4 pontos
3º – Áustria, 4 pontos
4º – Bulgária, 0 pontos

Acompanha-nos através do Facebook Oficial, Instagram ou Twitter.

Patrocinadores Institucionais