Qualificação Mundial Sub20 Femininos: Portugal brilha na estreia

PUB

Com casa cheia no Centro Desportivo da Juve Lis para apoiar as Sub20 Femininas, Joana Resende, em dia de aniversário, marcou o primeiro de Portugal. Aos três minutos, a Espanha aproveitou uma falha técnica lusa para passar para a frente (2-3), com três minutos jogados. A guarda-redes de Portugal, Ana Ursu, fez vibrar o público, ao negar três vezes seguidas o golo à Espanha, ao que se seguiu a igualdade a 3. Os empates sucederam-se e, ao minuto 11, o conjunto luso ficou em superioridade numérica e recuperou a liderança (6-5). Portugal seguiu na frente e, aos 22 minutos, assinalou a maior vantagem até então, quatro golos, a mesma com que as comandadas de Ana Seabra foram para o intervalo: 16-12.

As duas equipas regressaram para a segunda parte com o mesmo ritmo, rápido e intenso. A Espanha marcou primeiro, mas as lusas foram mantendo a vantagem – a jogar em velocidade, Portugal chegou a estar a ganhar por seis (22-16). Com um parcial de 3-0, a Espanha reduziu para 22-19 e Ana Seabra pediu um “time-out”. Luisa Cortes entrou para a baliza portuguesa com importantes e motivadoras defesas e, no ataque, o conjunto luso voltou a dilatar a vantagem – a cinco minutos do fim, o marcador mostrava 26-21 e o treinador Imanol Arruti pediu um desconto de tempo. À entrada dos três minutos finais, Espanha fez alterações no sistema defensivo, o que causou algumas dificuldades a seleção nacional, mas o triunfo, por 28-25, já não fugiu a Portugal.

Beatriz Sousa, com 7 golos, foi a melhor marcadora de Portugal. O boletim de jogo pode ser consultado aqui, em anexo.

No final do jogo, Ana Seabra relembrou que “sabíamos que a Espanha era um adversário difícil, porque já temos defrontado a Espanha várias vezes e a primeira vez que ganhamos foi no Scandibérico, quando elas tinham 15 anos. Elas queriam muito, ambicionavam muito dar este passo, porque no europeu estivemos quase mas cometemos alguns erros e não conseguimos. O facto de estarmos a jogar em casa e o facto de querermos muito ir ao Mundial foi muito importante, porque era um jogo que acaba por nos relaxar um pouco num grupo em que passam duas equipas. Hoje era uma final e elas estão de parabéns”, salienta a selecionadora nacional.

ÁUSTRIA VENCE BULGÁRIA NO JOGO DE ABERTURA

Áustria e Bulgária deram início ao Torneio de Qualificação para o Campeonato do Mundo Sub20 Feminino. A Áustria entrou mais forte e, aos 6 minutos, a perder 3-0, o treinador da Bulgária pediu o primeiro “time-out” do jogo. As búlgaras marcaram o primeiro golo logo a seguir, mas as austríacas foram sempre mais fortes e já foram para o intervalo a ganhar 13-6. A segunda parte não foi diferente – a Áustria seguiu a impôr o ritmo de jogo, que a Bulgária nunca conseguiu acompanhar e o resultado final traduziu-se em 26-14 para a Áustria.

O boletim de jogo pode ser consultado aqui, em anexo.

O primeiro e segundo classificados do Grupo 1 apuram-se para a fase final do Campeonato do Mundo Sub20 Feminino, que será de 1 a 15 de Julho de 2018, na Hungria.

A entrada no Centro Desportivo Juve Lis é livre.

Todos os jogos serão transmitidos em direto pela Andebol TV.

Calendário e resultados dos Jogos – Grupo 1 – Qualificação para o Campeonato do Mundo Sub20 Feminino

Sexta-feira, 23/03/2018

18h45 – Áustria : Bulgária, 26-14 (13-6)
21h00 – Portugal : Espanha, 28-25 (16-12)

Sábado, 24/03/2018

16h00 – Espanha : Bulgária – Andebol TV
18h15 – Portugal : Áustria – Andebol TV

Domingo, 25/03/2018

14h30 – Espanha : Áustria – Andebol TV
16h45 – Bulgária : Portugal – Andebol TV

Classificação Geral – Grupo 1
1º – Áustria, 2 pontos
2º – Portugal, 2 pontos
3º – Espanha, 2 pontos
4º – Bulgária, 0 pontos

Acompanha-nos através do Facebook Oficial, Instagram ou Twitter.

Patrocinadores Institucionais