Qualificação Mundial Sub20 Femininos: Portugal perde com Áustria e está a uma vitória do apuramento

PUB

Portugal não conseguiu impôr-se à Áustria, no jogo relativo à 2ª jornada do Grupo 1 de Qualificação, disputado este sábado, em Leiria. Assim, fica adiada para o último dia a decisão quanto ao apuramento para o Campeonato do Mundo Sub20 Feminino – Portugal tem de vencer a Bulgária, no domingo, para garantir a presença na fase final, na Hungria.

No jogo frente à Áustria, Nina Neidhart marcou o primeiro golo do jogo, de sete metros e Ana Ursu negou o segundo golo à equipa adversária. Beatriz Sousa fez o primeiro de Portugal, no Centro Desportivo da Juve Lis completamente lotado. O equilíbrio em campo traduzia-se em sucessivas igualdades nos primeiros minutos (4-4). Com 8 minutos jogados, a Áustria sofreu a primeira exclusão, mas Portugal não conseguiu aproveitar da melhor forma; por outro lado, foram as austríacas que ganharam a primeira vantagem significativa (4-8), o que levou a treinadora lusa a pedir o primeiro “time-out” aos 12 minutos. Portugal conseguiu aproximar o resultado (7-9), mas a Áustria voltou a aumentar a vantagem para quatro golos e foi para o intervalo a ganhar por 11-15.

A Áustria voltou a marcar primeiro, no retomar da partida e Portugal não encontrou de imediato as melhores soluções para contornar a forte e fechada defesa austríaca, bem apoiada pela guarda-redes Lena Ivancok. No entanto, as lusas começaram a pressionar e, aos 21 minutos, após um parcial de 6-0, Portugal deu a volta ao marcador e voltou a assumir a liderança (19-18), mas a Áustria voltou a sair na frente do marcador (20-23). Portugal ficou em superioridade numérica, aos 27 minutos e reduziu para a diferença mínima, 22-23, mas as comandadas de Ana Seabra já não conseguiram evitar a derrota, por 22-24.

Beatriz Sousa, com 10 golos, foi a melhor marcadora de Portugal. O boletim de jogo pode ser aqui consultado, em anexo.

No final do jogo, em declarações à Andebol TV, Ana Seabra afirmou que “sabíamos que ia ser um jogo muito difícil, porque o que a Áustria demonstrou ontem, frente à Bulgária, sabíamos perfeitamente que ia ser diferente do que ia ser o nosso jogo. O nosso objetivo era a vitória. Não fomos muito competentes na defesa, na primeira parte”, constatou a treinadora.

Portugal tem de vencer amanhã a Bulgária para garantir o apuramento: “Amanhã vamos encarar o jogo da mesma forma que encaramos estes dois, com seriedade e respeitando o adversário”, garantiu Ana Seabra.

BULGÁRIA SEM ARGUMENTOS PARA A ESPANHA

No primeiro encontro da 2ª jornada da Qualificação para o Campeonato do Mundo Sub20 Feminino, a Espanha alcançou a primeira vitória na competição, sobre a Bulgária, por expressivos 34-13. O jogo começou a um ritmo mais lento, com algum equilíbrio no marcador até meio da primeira parte (5-5). A partir daí, a equipa de Imanol Arruti intensificou o ritmo de jogo, adiantou-se no marcador e, ao intervalo, ganhava por 16-6. No segundo tempo, a Espanha controlou a partida e a Bulgária já não teve argumentos para a recuperação.

O boletim de jogo pode ser aqui consultado, em anexo.

O primeiro e segundo classificados do Grupo 1 apuram-se para a fase final do Campeonato do Mundo Sub20 Feminino, que será de 1 a 15 de Julho de 2018, na Hungria.

A entrada no Centro Desportivo Juve Lis é livre.

Todos os jogos serão transmitidos em direto pela Andebol TV.

Calendário e resultados dos Jogos – Grupo 1 – Qualificação para o Campeonato do Mundo Sub20 Feminino

Sexta-feira, 23/03/2018

18h45 – Áustria : Bulgária, 26-14 (13-6)
21h00 – Portugal : Espanha, 28-25 (16-12)

Sábado, 24/03/2018

16h00 – Espanha : Bulgária, 34-13 (16-6)
18h15 – Portugal : Áustria, 22-24 (11-15)

Domingo, 25/03/2018

14h30 – Espanha : Áustria – Andebol TV
16h45 – Bulgária : Portugal – Andebol TV

Classificação Geral – Grupo 1
1º – Áustria, 4 pontos
2º – Portugal, 2 pontos
3º – Espanha, 2 pontos
4º – Bulgária, 0 pontos

Acompanha-nos através do Facebook Oficial, Instagram ou Twitter.

Patrocinadores Institucionais