Campeonato da Europa 2020: Portugal, França, Roménia e Lituânia no Grupo 6

PUB

Após a decisão de alargar a participação a 24 equipas na fase final, o Campeonato da Europa Suécia-Áustria-Noruega 2020 será o primeiro a disputar-se de acordo com o novo modelo.

A Suécia, a Áustria e a Noruega, enquanto organizadores e a Espanha, atual campeão da Europa 2018, já estão apurados para a fase final.

O sorteio dos grupos de qualificação para o Europeu Seniores Masculinos de 2020 realizou-se esta tarde, no Archbishop’s Palace, em Trondheim, na Noruega.

Numa primeira fase, começou por sortear-se duas equipas, entre Bósnia e Herzegovina, Holanda e Portugal, para o Pote 2 e uma para o Pote 3. O sorteio colocou Portugal e Holanda no Pote 2 e enviou a Bósnia e Herzegovina para o Pote 3.

Depois, as 32 seleções nacionais foram sorteadas para oito grupos de quatro equipas cada – sendo que, uma das condicionantes, seria a separação da Sérvia e do Kosovo.

Paulo Pereira, Selecionador Nacional, falou sobre este sorteio, sendo que acabou por se tornar muito especial, por ter calhado a Roménia, nesta altura em que o Selecionador treina também o CSM Bucuresti, “Sabíamos que íamos ter um adversário muito complicado, pode ser visto como sorte ou azar, mas é sempre bom jogarmos com estas equipas, como a França é disso exemplo. Vai ser uma guerra entre nós, a Lituânia e a Roménia para conquistar o 2º lugar do Grupo. Mas neste momento estamos completamente focados no nosso atual adversário, que é a Sérvia, porque queremos rapidamente regressar aos grandes palcos do andebol internacional. Estamos a fazer todos os esforços para estarmos munidos de todas as armas para conseguirmos alcançar o objetivo que tanto é almejado por nós, que é ingressar no Campeonato do Mundo.”

O 1º e 2º classificados de cada grupo, assim como os 4 melhores terceiros classificados, qualificam-se para a fase final do Europeu de Seniores Masculinos 2020. Na mesma qualificação, quatro das equipas pior classificadas irão disputar a Fase 1 da Qualificação para o Europeu de 2024.

A fase final do Campeonato da Europa Suécia-Áustria-Noruega 2020 realizar-se-à de 10 a 26 de Janeiro de 2020.

Campeonato da Europa – Grupos

Grupo 1 – Israel, Polónia, Alemanha, Kosovo
Grupo 2 – Suíça, Sérvia, Croácia, Bélgica
Grupo 3 – Turquia, Islândia, FYR Macedonia, Grécia
Grupo 4 – Letónia, Holanda, Eslovénia, Estónia
Grupo 5 – Bósnia e Herzegovina, República Checa, Bielorússia, Finlândia
Grupo 6 – Lituânia, Portugal, França, Roménia
Grupo 7 – Eslováquia, Rússia, Hungria, Itália
Grupo 8 – Ucrânia, Montenegro, Dinamarca, Ilhas Faroé

Datas da Qualificação – Grupo 6

Jornada 1 – 24/ 25 Outubro 2018
França : Lituânia
Portugal : Roménia
Jornada 2 – 27/ 28 Outubro 2018
Roménia : França
Lituânia : Portugal
Jornada 3 – 10/ 11 Abril 2019
Portugal : França
Roménia : Lituânia
Jornada 4 – 13/ 14 Abril 2019
França : Portugal
Lituânia : Roménia
Jornada 5 – 12/ 13 Junho 2019
Lituânia : França
Roménia : Portugal
Jornada 6 – 15/ 16 Junho 2019
França : Roménia
Portugal : Lituânia

Acompanha-nos através do Facebook Oficial, Instagram ou Twitter.

Patrocinadores Institucionais