GarciCup 2018: Estarreja foi a Capital do Andebol

PUB

A 9ª edição deste torneio internacional contou com iniciativas de toda a índole, para além da participação da Seleção de Sub-18 Feminina, teve também o 4 Nations Cup, com os Sub-18 Masculinos, que venceram esta competição, também o 3º Campeonato da Europa de Andebol INAS – para a deficiência intelectual, o qual Portugal alcançou pela terceira vez o título de Campeão Europeu, bem como, o Encontro Nacional de Minis, que aconteceu em Avanca, também foi abrangido pelo GarciCup.

No total, foram 19 recintos de competição que contaram com a colaboração dos agrupamentos de escolas do concelho de Estarreja e de Válega, do município de Albergaria-a-Velha na cedência de 2 campos, neste GarciCup 2018. Também houve espaço formativo, para um Clinic Técnico que trouxe a Estarreja, Claus Hansen, dinamarquês, uma das figuras de referência mundiais do Andebol de Formação, um dos mentores do projeto de desenvolvimento de talentos da Federação Dinamarquesa de Andebol “The Danish Way”, reconhecido como um dos melhores do mundo. Aconteceu também um Torneio Ibérico de Seleções Regionais, com a presença da seleção regional espanhola de Castilha e Leão e a seleção anfitriã do Distrito de Aveiro.

Gonçalo Carvalho, Presidente da Associação de Andebol de Aveiro realça que o GarciCup é uma festa, “Como Presidente da Associação de Andebol de Aveiro, é com enorme prazer ver uma câmara a assumir um torneio de andebol, que não acontece em mais ponto nenhum do país.”

Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, refere que o seu Município tem uma aposta forte no andebol de formação, “Em termos per capita, somos os que mais investimos no desporto no país. Se assim não fosse, não tínhamos um espetáculo como é o GarciCup, não tínhamos uma equipa como a Artística de Avanca, com um orçamento mínimo a disputar na 1ª divisão os primeiros lugares do campeonato de Andebol”.

Acompanha-nos através do Facebook Oficial, Instagram ou Twitter.

Patrocinadores Institucionais