VIII Gala do Andebol: Mónica Soares e Frankis Carol eleitos Melhores Jogadores do Ano

PUB

Patrícia Lima e João Pais foram os anfitriões da VIII Gala do Andebol, que se realizou na noite deste sábado, 25 de Agosto, no Auditório do Espaço Vita, em Braga. Os momentos de canto lírico interpretados por Liliana Nogueira (soprano) e João Miguel Gonçalves (tenor) abrilhantaram a Gala, assim como André Araújo, que apresentou artes circenses/ contemporâneas. A Escola Ent´Artes também protagonizou dois dos momentos de entretenimento.

No momento mais alto da celebração da modalidade, foram esta noite conhecidos os vencedores de cada categoria. Pela primeira vez, os melhores nas diversas categorias, foram votados diretamente pelos treinadores, capitães e sub-capitães de cada equipa, num sistema de votação que melhor valoriza os intervenientes da modalidade, fazendo com que todos participem de forma igualitária.

Mónica Soares, do Madeira Sad e Frankis Carol, do Sporting CP foram consagrados com o prémio “Melhor Jogador”, distinção que receberam pela primeira vez, sucedendo a Patrícia Lima e Carlos Ruesga, vencedores da última edição. Também nomeados para “Melhor Jogador” estavam Helena Soares (Col. Gaia) e Renata Tavares (Mad. Sad) e, nos masculinos, Belone Moreira (SLB) e Carlos Ruesga (SCP).

Para o Madeira Sad foi também o prémio destinado à “Atleta Revelação”, entregue a Beatriz Sousa, que concorreu ao lado de Carolina Monteiro e Joana Resende, ambas do Col. Gaia. De antemão, já se sabia que o “Atleta Revelação” seria entregue ao AA Avanca, clube a que pertencem os três nomeados: Diogo Oliveira, Diogo Silva e o grande vencedor, Reinier Taboada.

SANDRA MARTINS E CARLOS MARTINGO SÃO OS TREINADORES DO ANO

Foi ao comando do Madeira Sad, clube que fez o pleno dos títulos femininos na época transata – campeão nacional da 1ª Divisão Feminina, vencedor da Taça de Portugal e da Supertaça – que Sandra Martins venceu, pela segunda vez, o prémio “Melhor Treinador – Provas Nacionais Femininas”. João Florêncio (ASS Assomada) e Paula Marisa Castro (Col. Gaia), vencedor da última edição, também estavam nomeados.

Carlos Martingo, que liderou o AA Avanca e, no final da época, o FC Porto, recebeu, pela primeira vez, o prémio “Melhor Treinador – Provas Nacionais Masculinas”. Hugo Canela (SCP), vencedor do ano passado e Jorge Rito (ABC/UMinho) também eram candidatos ao troféu.

Isabel Góis, do Madeira Sad e Aljosa Cudic, do Sporting CP, foram os galardoados com o troféu de “Melhor Guarda- Redes”. Enquanto Cudic recebeu o prémio pela primeira vez, Isabel Góis leva para casa o terceiro prémio da categoria, depois de já ter vencido na IV e V Galas do Andebol. Nos femininos, Andreia Costa (Académico FC) e Jéssica Ferreira (Col. Gaia) também estavam nomeadas, assim como Humberto Gomes (ABC/UMinho) e Luís Silva (AA Avanca) nos masculinos.

Pela sétima vez em oito edições da Gala do Andebol, Eurico Nicolau e Ivan Caçador foram considerados a “Melhor Dupla de Árbitros”, prémio que só não venceram na V Gala do Andebol. Este ano, concorriam ao prémio ao lado de Daniel Martins/ Roberto Martins (AA Leiria) e Duarte Santos/ Ricardo Fonseca (AA Madeira).

MAXIMINO MOTA, BECA E LUÍS TELES FORAM OS HOMENAGEADOS DA NOITE

A Gala do Andebol é também o momento de distinguir os que tanto contribuíram, ou ainda contribuem, para o Andebol nacional. Na VIII Gala do Andebol, foram três os momentos de Homenagem, muito distintos e merecedores do maior reconhecimento pelo mundo do Andebol.

A primeira homenagem da noite foi para o BECA – Bastinhos Escola Clube de Andebol. São inúmeros os projetos escolares relacionados com o andebol, e por isso mesmo, este ano, a Direção da Federação de Andebol de Portugal decidiu reconhecer esse trabalho fantástico desenvolvido por professores e que muitas escolas promovem todos os dias de norte a sul do país e ilhas. A fórmula encontrada foi o reconhecimento de um projeto, que no espaço de cinco anos, atingiu uma projeção enorme na nossa modalidade. Este projeto, o BECA, através de um casamento perfeito entre três elos importantes – escola, autarquia, comunidade – conseguiu contornar a extrema complexidade que se coloca em projetos semelhantes e florescer ao ponto de ter transformado Celorico de Basto numa referência nacional.

Figura incontornável do andebol Bracarense, Luís Teles, antigo Presidente do ABC de Braga, foi mais um dos Homenageados da noite. Teve o mérito de resgatar o ABC das cinzas colocando-o novamente na rota do sucesso, implantando uma incrível gestão desportiva, neste histórico ABC, que merece um olhar atento de todos nós.
A Cidade Europeia do Desporto 2018 também receberá, na tarde de domingo, as Supertaças Feminina e Masculina.

A última Homenagem da noite foi para Maximino Mota, antigo Presidente do ABC de Braga. Um ilustre Bracarense, que investiu uma parte considerável da sua vida pessoal e financeira na nossa modalidade. Apesar de preferir sempre os bastidores à luz da ribalta, a influência que teve realmente no andebol regional não passou despercebida e influenciou indiretamente, de forma inequívoca, o andebol nacional. Através da sua “militância” foram enormes os apoios financeiros, bem como o número de ilustres que recrutou para o andebol.

Acompanha-nos através do Facebook Oficial, Instagram ou Twitter.

Patrocinadores Institucionais