Portugal vence Torneio Europeu de Andebol em Cadeira de Rodas

PUB

Portugal venceu o 3º Torneio Europeu de Andebol em Cadeira de Rodas, que decorreu em Leiria, a 1 e 2 de Dezembro.

A Selecção Nacional de Cadeira de Rodas venceu a final, frente à Croácia, equipa que participou pela primeira vez nesta competição. Portugal entrou muito bem no jogo (8-1) e a Croácia, não conseguiu equilibrar o resultado. Portugal foi para o descanso a ganhar 10-2. O conjunto luso, sob comando de Danilo Ferreira, comandou o jogo até ao apito final e venceu por 20-7. Com 7 golos, Iderlindo Gomes foi o melhor marcador de Portugal.

Danilo Ferreira aproveitou a oportunidade para “em primeiro lugar, agradecer a todos os clubes que estiveram e estão ligados ao Andebol em Cadeira de Rodas, atletas, dirigentes, técnicos de saúde, árbitros, associações e parceiros. Depois, quero agradecer ao Professor Escada, que é o impulsionador do projecto Andebol4All desde o início. Agradecer também à FAP, pelo apoio que sempre nos deu e pela forma com que sempre acarinhou esta modalidade e, como não podia deixar de ser, agradecer à minha família, que sempre me acompanhou e nunca deixou de me apoiar em tudo”, lembrou o seleccionador nacional. “Desportivamente, este título é o coroar do trabalho que tem sido feito desde o início do projecto em 2009. Nós perseguíamos este título desde a primeira edição, na qual fomos finalistas derrotas, assim como na segunda edição, mas sinceramente valeu a pena conseguirmos finalmente vencer em nossa casa, com o nosso público, que foram fantásticos. Quero agradecer também aos meus atletas, que foram exemplares a todos os níveis, dentro e fora do campo. É para mim um privilégio e um orgulho poder ser o líder desta Selecção. Espero que este resultado sirva de impulso a nível nacional para o Andebol em Cadeira de Rodas”.

O técnico lembrou, ainda, que “este resultado acresce responsabilidade porque conseguimos chegar ao top do Andebol em Cadeira de Rodas e temos de continuar a trabalhar para nos mantermos na conquista dos títulos”.

Vê aqui a reportagem da ANDEBOL|tv.

MARCELO REBELO DE SOUSA FELICITA SELECÇÃO PORTUGUESA

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou a selecção portuguesa de andebol em cadeira de rodas pela conquista do título europeu, em Leiria. “Numa feliz coincidência, na véspera do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a selecção nacional de andebol em cadeira de rodas sagra-se campeã europeia da modalidade em Leiria. O Presidente da República saúda este exemplo de integração pelo desporto e felicita jogadores, técnicos e dirigentes, pelo desempenho”, lê-se numa mensagem divulgada no sítio oficial da Presidência na Internet.

EDITE ESTRELA TAMBÉM FELICITOU A COMITIVA NACIONAL

Edite Estrela, Presidente da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, em ofício enviado à FAP, também deixou felicitações pelo título alcançado: “Em meu nome pessoal e da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto da Assembleia da República, a que tenho a honra de presidir, quero felicitar a Seleção Nacional de Andebol em cadeira de rodas pelo título alcançado, em Leiria, de campeã europeia da modalidade. Parabéns a todos os jogadores, técnicos e dirigentes, pelo desempenho obtido e por esta alegria que é, naturalmente, partilhada por todos os portugueses!”

HOLANDA NO TERCEIRO LUGAR

No jogo de apuramento do terceiro e quarto lugar, a Hungria voltou a vencer a Hungria, desta feita por 13-5. Ao intervalo, os holandeses já tinham uma vantagem confortável de 8 golos (9-1). Bart Neeft (Holanda) e Peter Lengyel (Hungria), com 4 golos cada, foram os melhores marcadores.

Os boletins de jogo podem ser consultados aqui, em anexo.

PRÉMIOS

A cerimónia de entrega de prémios realizou-se logo após a final. Primeiro foram entregues os prémios individuais e o prémio de Melhor Guarda Redes foi para a holandesa Joyce Van Haaster, que recebeu o troféu das mãos de Ines Capek (EHF) e Nuno Soares, presidente da Associação de Andebol de Leiria.

O prémio de MVP foi para o português Ricardo Queirós e quem entregou o troféu foi o delegado da EHF Marc de Sousa e pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes.

O croata Ademir Demirovic foi o Melhor Marcador da prova, com 26 golos. Christian Kaschutz, delegado da EHF e Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal entregaram o troféu.

Seguiu-se a entrega dos prémios às equipas. A Hungria, 4º classificada, recebeu medalhas de participação, entregues por Ines Capek e José Lourenço, presidente do Comité Paralímpico de Portugal.

Ao 3º classificado, a Holanda, a Medalha de Bronze foi entregue por Marc de Sousa e Nuno Soares.

Ao finalista vencido, a Croácia, a Medalha de Prata foi entregue por Christian Kaschutz e Gonçalo Lopes.

A Selecção Nacional de Cadeira de Rodas de Portugal recebeu a Medalha de Ouro e, ainda, o troféu de vencedor das mãos de Pedro Sequeira (EHF) e Miguel Laranjeiro.

Calendário e resultados dos jogos – Torneio Europeu de Andebol em Cadeira de Rodas

1 DEZEMBRO 2018 (SÁBADO)

10.30 – 1ª Jornada – Portugal : Holanda, 12-9 (7-4)
12.00 – 1ª Jornada – Hungria : Croácia, 6-19 (3-9)

17.00 – 2ª Jornada – Holanda : Hungria, 11-7 (6-1)
18.30 – 2ª Jornada – Croácia : Portugal, 15-18 (6-10)

2 DE DEZEMBRO 2018 (DOMINGO)

10.00 – 3ª Jornada – Portugal : Hungria, 14-3 (8-1)
11.30 – 3ª Jornada – Holanda : Croácia, 14-15 (7-8)

15.30 – Apuramento 3º/4º Lugar – Holanda : Hungria, 13-5 (9-1)
17.00 – Final – Portugal : Croácia, 20-7 (10-2)

Classificação Geral – Fase Preliminar

1º – Portugal, 6 pontos
2º – Croácia, 4 pontos
3º – Holanda, 2 pontos
4º – Hungria, 0 pontos

Classificação Final
1º – PORTUGAL
2º – Croácia
3º – Holanda
4º – Hungria

Acompanha-nos através do Facebook Oficial, Instagram ou Twitter.

Patrocinadores Institucionais