Challenge Cup: AM Madeira A. Sad ganha ao AEK Atenas e está na final da competição pela 1ª vez

PUB

A história não se repetiu e, com novo triunfo sobre o AEK Atenas (22-30), o AM Madeira A. Sad está na final da Challenge Cup Masculina, num feito inédito para a formação orientada por Paulo Fidalgo.

A final disputa-se a a 11/12 (1ª mão) e 18/19 de Maio (2ª mão) e o adversário da equipa madeirense é o CSM Bucareste – formação orientada por Paulo Pereira. Esta será uma final disputada por dois treinadores portugueses – e que trabalham juntos, no comando técnico da Seleção Nacional A Masculina de Portugal, uma vez que Paulo Fidalgo é o treinador adjunto de Paulo Pereira.

Foi com casa cheia no OAKA Sport Hall Kassimatis que AEK Atenas e AM Madeira A. Sad entraram em campo e os comandados de Paulo Fidalgo assumiram o comando do jogo e do marcador logo nos primeiros minutos (3-7). Os gregos nunca conseguiram equilibrar o resultado, apesar do maior equilíbrio na primeira parte, o Madeira Sad já foi para o intervalo a ganhar 9-13. Na segunda parte, a equipa madeirense entrou melhor, a dilatar a vantagem e, com onze minutos jogados, o Madeira Sad ganhava por 13-21. O AEK Atenas reduziu ligeiramente a diferença (16-22), mas o conjunto luso seguiu com confiança na frente do marcador e voltou a vencer a equipa grega, por 22-30.

Elias António foi o melhor marcador do Madeira Sad, com 7 golos. O boletim de jogo pode ser consultado aqui, em anexo.

No final do jogo, Afonso Franco disse que “estamos muito satisfeitos com este feito, porque é feito histórico, com todas as dificuldades para os clubes portugueses, conseguimos fazer um bom trabalho. É também uma forma do presidente do clube se sentir feliz em participar mais uma vez nas competições europeias e conseguimos corresponder e justificar o investimento que foi feito. Estamos muito contentes por conseguir chegar à final e por aproveitar estas oportunidades. Agora vamos lutar pelos nossos objetivos na final”, afirmou o treinador adjunto do Madeira Sad, que referiu ainda que “o ambiente esta tarde em Atenas foi extremamente positivo, com o pavilhão cheio, os adeptos deles puxam bastante pela equipa mas com grande fair-play. Até fomos aplaudidos por todos, no final”, contou.

O sorteio da final (casa-fora) da Challenge Cup realiza-se na próxima terça-feira, às 9 horas de Portugal, na sede da EHF, em Viena.

Calendário e resultados – Challenge Cup Masculina – 1/2 Final

1ª mão – 20.04.19, 17h00 – AM Madeira A. Sad : AEK Atenas, 27-22 (12-10)
2ª mão – 27.04.19, 14h00 – AEK Atenas : AM Madeira A. Sad, 22-30 (9-13)

Todas as informações sobre as competições europeias podem ser encontradas em European Handball Federation.

Patrocinadores Institucionais