FAP associa-se à campanha “Violência Zero”

PUB

O XXI Governo Constitucional tomou como prioritária a intervenção na prevenção e sobre os fenómenos de violência associados aos eventos desportivos, com especial incidência na dissuasão das manifestações de racismo, de xenofobia e de intolerância, contrários aos valores desportivos.

É neste contexto que arranca, esta quarta-feira, 17 de abril, a campanha nacional de prevenção e combate à violência no desporto – “Violência Zero”. Resultado de uma parceria com os quatro canais de televisão generalistas, a campanha será difundida, durante três semanas, na SIC e na SIC Notícias, na TVI e na TVI 24, na CMTV e, durante quatro semanas, na RTP e na RTP3.

Para o spot que dá corpo à campanha “Violência Zero” foram selecionadas, através de casting, cinco pessoas comuns, adeptos reais, que não se conheciam, e que, à volta de uma mesa, no momento das gravações, recordaram momentos relacionado com o futebol, que os marcaram. O resultado são quatro histórias de alegria, entusiamo, amor e orgulho e, a fechar, o momento que José desejava que não tivesse acontecido. Uma história real de violência que põe, imediatamente, fim ao ambiente de alegria que existia à volta da mesa. O vídeo foi gravado no centro do relvado do Estádio Nacional, no Complexo Desportivo do Jamor. “Há momentos no desporto que marcam para sempre… Não deixe que a violência seja um deles” é a assinatura e a mensagem-chave desta campanha.

No site criado para a campanha – www.violenciazero.gov.pt, bem como no Facebook e no Instagram, irá promover-se, ao longo dos próximos meses, o fair play no desporto, divulgando iniciativas e recursos pedagógicos promovidos no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto, bem como exemplos de boas práticas, em Portugal e no Mundo, notícias e testemunhos de personalidades de várias áreas da sociedade civil.

Acompanha-nos através do Facebook Oficial, Instagram ou Twitter.

Patrocinadores Institucionais