Final4 Taça de Portugal Masculina: Águas Santas Milaneza e Madeira A. Sad medem forças na 1/2 final

PUB

Este fim de semana, todas as atenções do Andebol nacional estão voltadas a Sul, com a realização da Final Four da Taça de Portugal Masculina a ter lugar no Pavilhão Multiusos de Sines, a 1 e 2 de Junho.

Águas Santas Milaneza e AM Madeira A. Sad são duas das quatro equipas que garantiram presença na Final Four da prova rainha do Andebol e, em termos de troféus conquistados, estão em pé de igualdade. O Águas Santas Milaneza venceu a Taça de Portugal em 2001/02 (frente ao ABC, em Matosinhos) e é preciso voltar a 1998/99 para recordar a única vez que a formação madeirense conquistou a Taça de Portugal, na final com o Boavista (em Tondela).

No entanto, foi há três épocas (2015/16, Almada) que o Madeira A. Sad esteve presente pela última vez numa Final Four, enquanto a equipa de Águas Santas recorda a última presença em 2012/13, em Tavira.

Este ano, em Sines, as duas equipas, que disputaram a Fase Final do Grupo A do Campeonato Andebol 1, ambicionam conquistar o Troféu. A meia-final entre Águas Santas Milaneza e Madeira A. Sad tem início marcado para as 17h30 e transmissão em direto na ANDEBOL|tv e as duas equipas já vão entrar em campo com o primeiro finalista apurado.

Pedro Cruz fala em ambição e motivação para a Final Four: “Vai ser um jogo difícil e equilibrado contra uma boa equipa. O Madeira Sad fez um campeonato muito regular e uma excelente campanha na Taça Challenge. A nossa ambição é chegar à final, será um prémio para toda a equipa e para o clube depois da excelente época que fizemos. Terminar em 4°lugar logo a seguir aos 3 grandes só nos pode deixar orgulhosos e motivados para o jogo contra o Madeira Sad”, afirma o central do Águas Santas Milaneza.

Elledy Semedo encara a Final Four com grande seriedade e espera um “jogo muito exigente para o Madeira SAD, contra uma equipa com muita história no Andebol português. Uma equipa que apresenta excelentes atletas e que já realizou resultados muito positivos esta época desportiva”. O lateral esquerdo da equipa madeirense revela, ainda, que “atingir a Final-Four da Taça de Portugal foi excelente para todo o grupo de trabalho, este jogo trata-se de mais uma “final”, tal como já tivemos várias ao longo do nosso percurso nesta época desportiva. Sabemos que não podemos cometer erros, pois o Águas Santas vai querer sempre aproveitar, temos trabalhado e preparado bem ao longo desta semana, visto que que se trata do acesso à Final da Taça e também de uma possibilidade de adquirir um lugar nas Competições Europeias do ano que vem”, considera.

Do lado de quem orienta as duas formações, a vontade de chegar mais longe é igualmente motivadora.

José António Silva destaca a importância desta meia-final: “No próximo sábado vamos disputar um jogo muito importante para a equipa e para o Clube, pelo que estamos muito empenhados e focados na preparação desse jogo. Sabemos que vamos ter pela frente uma equipa muito forte que atravessa um excelente momento e que, tal como nós, tem como objectivo a presença na final. De facto, o Madeira SAD é uma equipa que está muito bem estruturada, com jogadores experientes e que nos confrontos que tivemos esta época nos criou enormes dificuldades”, analisa o treinador do Águas Santas Milaneza. E acrescenta: “Pelo nossa parte, chegamos a esta fase da época com um desgaste natural em consequência de uma época longa e muito exigente, mas convictos que nos apresentaremos em boas condições para competir. Para além desse facto, temos a ambição de levar a Associação Atlética de Águas Santas a mais uma final, algo que já não acontece há uns anos”, recorda o técnico.

“Antes de tudo é um privilégio estar envolvido em mais este momento da Final Four da Taça de Portugal. Só 4 equipas podem estar aqui, portanto, temos o mérito de ter conseguido eliminar o ABC de Braga”, sublinha Paulo Fidalgo. “É uma meia final entre duas das melhores equipas do campeonato, o Madeira SAD fez 49 jogos, o Águas Santas fez 39, talvez esta sobrecarga seja negativa para nós, no entanto tentamos fazer uma gestão no Grupo A de forma a chegarmos “vivos” a Sines. Vamos lutar e trabalhar para vencer, estou muito satisfeito pelo que construímos esta época, no entanto estamos empenhados em acrescentar algo mais positivo”, adianta o treinador da equipa madeirense.

Os vencedores das meias-finais disputam a Final no domingo, dia 2 de Junho, às 17 horas, partida que pode ser vista em direto pela TVI24.

Calendário de Jogos – Final Four Taça de Portugal Masculina – Pavilhão Multiusos de Sines

Sábado, 01.06.2019 – Meias-Finais

15h00 – FC Porto Sofarma : Póvoa Andebol Clube/ Bodegão – Porto Canal/ ANDEBOL|tv

17h30 – Águas Santas Milaneza : AM Madeira A. Sad – ANDEBOL|tv

Domingo, 02.06.2019 – Final

– 17h00 – vencedores ½ Finais – TVI24

Acompanha-nos através do Facebook Oficial, Instagram ou Twitter.

Patrocinadores Institucionais