Euro 2020: Portugal no Grupo D, com França, Noruega e Bósnia Herzegovina

PUB

Realizou-se, esta tarde, em Viena, o sorteio do Campeonato da Europa de 2020, com Portugal a ficar colocado no Grupo D, com França, Noruega e Bósnia Herzegovina.

Portugal esteve ausente de uma grande competição internacional durante 13 anos e carimbou o seu acesso ao Campeonato da Europa, em Bucareste, no passado dia 13 de junho. 

A Seleção Nacional irá disputar a fase de grupos em Trondheim, onde também ficará o Grupo C, e voltará a encontrar França, esperando fazer história, desta vez em Trondheim. Os pupilos de Paulo Pereira encontrarão também a Noruega, um dos países anfitriões deste Campeonato da Europa, e a Bósnia Herzegovina, que participa pela primeira vez. 

Paulo Pereira, Selecionador Nacional, analisou o sorteio do Grupo D, “Nós não vamos pensar que o facto da Noruega e da França serem equipas de referência que vamos mudar o nosso discurso. Não vamos mudar o nosso discurso, vamos manter a ambição que demonstrámos logo após o apuramento e o nosso objetivo mantém-se. Passar ao main round e ficar nas 12 melhor equipas da Europa. Isso implica vencer novamente a França ou vencer a Noruega, sabemos das dificuldades que vamos encontrar e sabemos que temos que demonstrar a mesma ambição. Não temos nada a perder, provavelmente se tivessemos sido sorteados no Grupo A poderíamos ter mais possibilidades teoricas, mas o que interessa é a prática, nunca tivemos sorteios fáceis, temos que ter muita coragem e determinação para passarmos à fase seguinte, e é isso mesmo que temos demonstrado nos últimos tempos.” – realça Paulo Pereira. 

A fase de grupos do Europeu vai disputar-se em Graz, Viena, Trondheim, Malmö e Gotemburgo; o main-round joga-se em Viena e Malmö e no fim de semana final a ação concentra-se em Estocolmo, com um pavilhão com 22 mil lugares. 

No novo formato, de 24 equipas, vão disputar-se 65 jogos em 18 dias. Os dois primeiros classificados de cada grupo apuram-se para o Main-Round, que terá dois grupos de seis equipas. 

GRUPOS – EHF EURO 2020

Grupo A (Graz): Croácia, Bielorússia, Montenegro, Sérvia 

Grupo B (Vienna): República Checa, República do Norte da Macedónia, Áustria, Ucrânia 

Grupo C (Trondheim): Espanha, Alemanha, Letónia, Holanda 

Grupo D (Trondheim): França, Noruega, Portugal, Bósnia Herzegovina

Grupo E (Malmo): Dinamarca, Hungria, Islândia, Russia 

Grupo F (Gothenburg): Suécia, Eslovénia, Suíça, Polónia 

Patrocinadores Institucionais