Equipas Técnicas das Seleções Femininas com nova estrutura

PUB

A nova Diretora Técnica Vera Lopes apresenta a estrutura das equipas técnicas das Seleções Femininas.

A época 2019/2020 marca uma mudança e um crescimento nas Seleções Nacionais Femininas. “Sabemos que o Andebol Feminino em Portugal tem valor e que podemos chegar mais longe, mas também sabemos que temos um longo caminho à nossa frente e que esse caminho deve ser feito em conjunto com as Associações e os Clubes”, começa por dizer Vera Lopes. E revela: “O desafio foi lançado à equipa técnica e estamos a organizar formas para conseguirmos estar todos dentro do processo de crescimento e desenvolvimento das atletas e do Andebol Feminino em Portugal”. 

Para conseguir esse trabalho conjunto é fundamental a abertura e o acompanhamento por parte dos Técnicos Nacionais aos Técnicos Regionais e aos Técnicos dos Clubes: “Queremos mostrar e partilhar a nossa forma de trabalho e munir treinadores com as mesmas ferramentas de trabalho que estaremos a desenvolver para as atletas selecionáveis, ferramentas estas que poderão ser aplicadas nos clubes para crescimento de todas as atletas”, conta a diretora técnica.

De forma a garantir a observação de todas as atletas e o acompanhamento aos Técnicos Regionais e aos Técnicos dos Clubes, foram aumentados os Centros de Treino Nacionais (Porto / Aveiro / Leiria / Lisboa), foram acrescentadas ao projeto duas Concentrações Nacionais (Madeira e Algarve) e, também, o acompanhamento a Seleções Regionais e Clubes. Nas Concentrações Nacionais serão observadas atletas Sub-18 / Sub-16 / Sub-14 / Sub-12, serão realizadas formações aos técnicos da respetiva Seleção Regional e formações abertas aos técnicos dos clubes da região.

Queremos apostar na base. Os centros de treino serão direcionados para as Sub-16 (Juvenis) e as Sub-14 (Iniciadas) com objetivos diferentes. O trabalho com as Sub-16 garante preparar o próximo Europeu 2021 de Sub-17, a geração com a maior responsabilidade competitiva em relação aos apuramentos seguintes, sendo que a classificação nos Europeus de Sub-17, além de garantir o apuramento dessa geração para o Mundial e para o Europeu seguintes. Garante também o apuramento para o europeu de Sub-17 da próxima geração”, constata Vera Lopes. “O trabalho com as Sub-14 tem como objetivo garantir a deteção de talentos necessária para conseguimos, desde cedo, criar rotinas de trabalho, criar objetivos de desenvolvimento individuais para as atletas, observar e acompanhar atletas com potencial de futuro, garantir o acompanhamento das seleções regionais e o enquadramento dos técnicos regionais”. Desta forma, a competição de Seleção Regional ficará fixa para as próximas épocas no escalão de Sub-14 (Iniciadas), abrindo espaço para uma possível competição de Seleção Regional no escalão de Sub-12 (Infantis), caso as associações se mostrem dispostas a colaborar.   

Vera Lopes dá a conhecer, ainda, duas novidades no corpo técnico nacional: “a entrada de Luís Santos para selecionador nacional de Sub-16 e a entrada de Tiago Sousa como Coordenador / Treinador de Guarda Redes Nacional”.

LUÍS SANTOS E TIAGO SOUSA APRESENTADOS

Luís Santos é licenciado em desporto e educação física pela Fcdef -UP e mestre em treino de alto rendimento – andebol pela mesma faculdade. Tem o Curso de Mastercoach EHF PRO License da Federação de Andebol de Portugal, é formador dos Cursos de Treinadores Grau 3 da FAP, Professor de Educação Física e treinador da equipa de Andebol de Juvenis do Grande Colégio Universal (Porto). “Agradeço esta oportunidade que a Federação de Andebol de Portugal me deu para desenvolver o trabalho nas seleções jovens femininas, contribuindo para a melhoria do andebol feminino em Portugal. Estou muito motivado e confio que juntos iremos dar grandes passos no sentido de “profissionalizar” o trabalho, quer em termos de treino, como na organização, gestão e planeamento, aspetos estes que necessitam ser melhorados com urgência”, afirma Luís Santos. “Estou convencido que conseguiremos criar as sinergias com todos os treinadores de clubes que desempenham um papel fundamental no dia-a-dia e nas atletas com quem iremos ter oportunidade de evoluir reciprocamente. Colocar o andebol feminino em patamares internacionais condizentes com a qualidade dos treinadores portugueses será certamente um desafio difícil, mas alcançável. Vamos ao trabalho!

Conhecido na comunidade andebolística como Tino, Tiago Sousa é licenciado em Educação Física e Desporto pelo ISMAI e treinador de Guarda-Redes de andebol. “Comecei a jogar andebol no SC Espinho e passei pelo FC Porto, CD Feirense e E.F.E – Os Tigres, este último de andebol de praia”, apresentou-se o próprio. Enquanto treinador de Guarda-Redes, começou na AA Espinho e SC Espinho, passando depois pela AA Avanca, seleções nacionais do Bahrein e, esta época, na equipa sénior do Boavista masculino e Garrett feminino, coordenando ainda o treino de Guarda-redes das seleções nacionais femininas. A título pessoal, desenvolve o projeto “Escola de Guarda-Redes de Andebol – Tino Sousa”.


Trabalhar com a seleção nacional sempre foi um grande objetivo, que tracei enquanto treinador. Tenho várias ambições, pelas quais trabalho diariamente, enquanto treinador de Guarda-Redes. Mas a maior passa por começar a treinar atletas desde muito jovens e com tempo e trabalho de ambas as partes, formar Guarda-Redes de grande qualidade, acompanhando o seu trajeto até ao nível sénior. Estar agora a iniciar um projeto semelhante na nossa seleção nacional, é difícil transformar em palavras o que isto me faz sentir, é um orgulho e uma satisfação enormes“, considera Tiago Sousa.

Vera Lopes diz, ainda, que “mais novidades serão divulgadas a seu tempo”.

Equipa Técnica Seleções Femininas 2019/2020 com a nova Diretora Técnica Vera Lopes:  

Seleção Seniores A
Treinador Principal – Ulisses Pereira
Treinador Adjunto – Artur Rodrigues

Seleção Sub-18
Treinador Principal – Ana Seabra

Seleção Sub-16
Treinador Principal – Luís Santos

Coordenador / Treinador Guarda Redes Nacional – Tiago Sousa

Técnicos dos Centros de Treino:
Porto – Luís Santos
Aveiro – Ana Seabra
Leiria – Paulo Félix
Lisboa – Artur Rodrigues

Patrocinadores Institucionais