Projecto de Formação – Atletas de Seleção

PUB

Desenvolver competências de carácter transdisciplinar do atleta, preparando-o para os diversos desafios ao longo da carreira desportiva e na própria vida são os objetivos.

A Federação de Andebol de Portugal deu início a um novo projeto que visa proporcionar novos recursos a todos atletas das Seleções, através de formações em diversas áreas, que abrangerão o caráter geral e específico. O objetivo passa por desenvolver competências de carácter transdisciplinar do atleta, preparando-o para os diversos desafios que encontrará durante a carreira desportiva e na própria vida.

Aos atletas será disponibilizado um painel de formadores especialistas e um conjunto de ferramentas de ensino, com o propósito de proporcionar o desenvolvimento de competências de carácter transversal, nas diversas ciências.

A qualidade do desenvolvimento das formações será possível devido às diversas parcerias com instituições de referência, como por exemplo o Comité Olímpico de Portugal, o Centro de Alto Rendimento (CAR) do Jamor, as Universidades e Entidades Privadas, mas também contará com o apoio e coordenação da Equipa Técnica das Seleções da FAP.

A formação será estruturada por níveis, com responsabilidades e competências próprias, inerentes às etapas de desenvolvimento dos atletas, que lhes permitirão o desenvolvimento de atividades práticas e da capacidade de resolução de problemas inerentes à prática da modalidade.

Os planos curriculares serão organizados com base numa estrutura modular e que irá obedecer aos objetivos de grupo definidos pelo corpo técnico da Seleção e por objetivos individuais, dependendo da necessidade individual do atleta.

O primeiro momento formativo abrangeu as atletas da Seleção Sub-16 Feminina, durante o estágio que decorreu em São Pedro do Sul.  Foram abordados vários temas como “Representar e Ser Portugal”, pela diretora técnica Nacional – Femininos Vera Lopes, “Fisiologia do Exercício“, por Sofia Osório, do Corpo Técnico das Seleções Nacionais, “Comunicação e Redes Sociais“, por António Varela, do Comité Olímpico de Portugal (COP) e “Integridade no Desporto“, por Joana Gonçalves, também do COP.

O projeto irá ter continuação em Dezembro, nos estágios das Seleções Sub-16 e Sub-18 Femininas. Os temas a ser abordados serão “Unidade Saúde e Rendimento“, “Comunicação e Redes Sociais“, “Nutrição“, “Suplementação Desportiva” e “Língua Estrangeira (Inglês)“.

Patrocinadores Institucionais