EHF Euro 2020: Portugal volta a ser histórico no Campeonato da Europa

PUB

Portugal voltou a vencer, esta tarde, a França, por 25:28, desta vez na 1ª Jornada, do Campeonato da Europa 2020, que está a ter lugar na Noruega.

A formação lusa, orientada por Paulo Pereira, iniciou hoje o seu percurso no Campeonato da Europa, onde se encontra a disputar o Grupo D, e neste primeiro encontro, o adversário foi novamente a formação gaulesa.

Portugal entrou em campo, com Alfredo Quintana, Diogo Branquinho, André Gomes, Rui Silva, Daymaro Salina, João Ferraz e Pedro Portela, no sete inicial escolhido por Paulo Pereira. A formação lusa até entrou a perder, com Dika Mem e Fabregas a marcarem um parcial de 2:0, mas rapidamente, Pedro Portela ofereceu resposta. Os franceses chegaram ao 6:3, mas com o desenrolar do encontro, a turma das Quinas foi-se aproximando, chegando por diversas vezes, às margens mínimas, com Fábio Magalhães a empatar a partida pela primeira vez, a 9 golos. Foi mesmo com um parcial de 4:0 que Portugal dilatou as contas no marcador, mas França acabou por recuperar e os Heróis do Mar saíram para o descanso a vencer por 11:12.

No segundo tempo, França entrou determinada em igualar a partida e acabou por estabelecer o empate logo à entrada mas Portugal não se deixou ficar atrás e manteve-se a medição de forças no encontro. Perto dos 40 minutos, Diogo Branquinho volta a estabelecer o empate a 17 golos. Mas cinco minutos mais tarde, Alfredo Quintana de baliza a baliza faz a delícia os portugueses e acaba por fixar dois golos de vantagem, em 18:20, ampliados mais tarde para 19:22. No entanto, a formação francesa conseguiu chegar ao empate, aos 22 minutos, por 22 golos. O jogo seguiu sempre equilibrado até ao final, e apenas a um minuto do fim, João Ferraz estabelece os dois golos de vantagem, e Portugal acaba por conquistar uma vitória por 25:28. O MVP do encontro foi Rui Silva, o maestro da esquadra portuguesa.

Rui Silva, central de Portugal, afirma que Portugal joga sem segredos “Não creio que haja segredos para vencer a França, há acreditar da equipa toda, há trabalho e nunca nos há-de faltar motivação. Desde que começou o estágio depois do Natal, temos vindo a trabalhar, e sabíamos que tínhamos um grupo difícil, mas vínhamos aqui para mostrar o nosso valor e aquilo que podemos fazer. Começámos com uma grande vitória sobre a toda poderosa França mas não queremos ficar por aqui. Jogo a jogo temos que mostrar o nosso trabalho.” – rematou o central.

Também Paulo Pereira, Selecionador Nacional, mostrou-se muito satisfeito com esta conquista, “A chave foi humildade e compromisso, sobretudo conseguimos centrar na nossa ação, no nosso plano de jogo, e nunca deixámos de acreditar que era possível vencer. Portanto, já lá vão duas em três, não é coincidência. Demonstrámos que estamos a jogar um andebol de altíssimo nível, fizemos um extraordinário jogo na defesa, e portanto, nós sabíamos que se ganhássemos na transição à França, podíamos disputar o jogo e vencer. No centro de tudo estão os atletas, que tiveram um compromisso excepcional e que cada vez gosto mais deles, se passarmos esta fase o céu será o limite, isso é seguro.” – finalizou Paulo Pereira.

O Media Guide do EHF Euro 2020 já está disponível para download.

Calendário de Jogos – EHF Euro 2020
Grupo D
10.01.2020, 17:15 – França : Portugal, 25:28 (11:12)
10.01.2020, 19:30 – Noruega : Bósnia Herzegovina, 32:26 (17:12)
12.01.2020, 15:00 – Portugal : Bósnia Herzegovina – SPORTTV5
12.01.2020, 17:15 – França : Noruega
14.01.2020, 17:15 – Bósnia Herzegovina : França
14.01.2020, 19:30 – Portugal : Noruega – SPORTTV2

Patrocinadores Institucionais