Andebol4ALL: EP de Pinheiro da Cruz vence Torneio Nacional Prisional de Andebol

PUB

Fase Final do Torneio Nacional Prisional de Andebol decorreu em Viseu e juntou os Estabelecimentos Prisionais de Lisboa, Porto, Covilhã e Pinheiro da Cruz.

O Pavilhão Gimnodesportivo de S. José do Campo, em Viseu acolheu a Fase Final do Torneio Nacional Prisional de Andebol. Um torneio que resulta de uma colaboração entre a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) e a Federação de Andebol de Portugal (FAP), iniciada em 2010 e renovada em 2017. O Secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Mário Belo Morgado, assistiu à última partida deste torneio, que teve como vencedor o EP de Pinheiro da Cruz.

Foram realizados três quadros competitivos nacionais (em 2015, 2018 e 2019), que abrangeram os EPs de Alcoentre, Aveiro, Chaves, Coimbra, Covilhã, Guarda, Lisboa, Pinheiro da Cruz, Porto, Vale do Sousa, Vale de Judeus e Vila Real. Nesta Fase Final, que é referente à época 2018/2019, estiveram presentes os EPs do Porto, Lisboa, Covilhã e Pinheiro da Cruz.

Resultados:
Meia-final – EP do Porto – EP de Lisboa, 2:10
Meia-final – EP de Pinheiro da Cruz – EP da Covilhã, 19:7
3º/4º lugar – EP do Porto – EP da Covilhã, 10:12
Final – EP de Pinheiro da Cruz – EP de Lisboa, 11:9

A iniciativa segue a linha do programa Andebol4ALL, que visa a promoção da modalidade junto de todos os cidadãos, independentemente da sua condição e, neste caso, reforçar os laços da comunidade prisional com a sociedade civil, através de um fenómeno tão transversal como o desporto.

Joaquim Escada, coordenador do projeto Andebol4ALL, considera que esta iniciativa tem sido um sucesso: “O desporto é fundamental no meio prisional, o andebol ainda mais e, conduzido convenientemente, ajuda a criar respeito entre as pessoas no campo, nos treinos e nos jogos e isso transfere-se depois em termos sociais.”

Os quadros competitivos referentes à época 19/20 do Torneio Nacional Prisional de Andebol vão iniciar-se brevemente.

Patrocinadores Institucionais