Andebol4Girls: Joana Resende é uma das quatro Embaixadoras do projeto

PUB

Joana Resende, atleta da Seleção Nacional A Feminina e do SL Benfica, aceitou o convite para ser Embaixadora do projeto Andebol4Girls, cujo objetivo é aumentar o número de mulheres no desporto.

Joana Resende, de 19 anos, é uma das quatro Embaixadoras do Andebol4Girls, projeto que nasce de uma parceria com a Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade e a Federação de Andebol de Portugal e surge da preocupação em diminuir a diferença existente na participação de mulheres e homens nas diversas áreas de intervenção desportiva na modalidade. Aceitou o convite sem hesitar: “Quando me convidaram para Embaixadora deste projeto, senti-me muito contente pela confiança que depositaram em mim para transmitir os valores do Andebol e do Desporto. Senti, também, uma grande responsabilidade por ser a atleta escolhida para tal”, confessou, ainda, a jovem atleta.

O Andebol sempre fez parte da vida da jogadora, como a própria conta: “A minha família sempre valorizou muito o Desporto e desde pequena que me aconselharam a escolher uma atividade para praticar. Eu nasci a ver jogos de Andebol, o que facilitou bastante a minha escolha. Facilmente ganhei uma paixão inexplicável pela modalidade”.

Demonstrar que a prática do Andebol pelas mulheres pode decorrer em paralelo à vida escolar, sem prejuízo de qualquer um, é um dos objetivos do Andebol4Girls. A atleta do SL Benfica e da Seleção Nacional A Feminina é disso um exemplo: “Neste momento, o Andebol faz parte da minha vida, não a tempo inteiro, uma vez que sou estudante universitária de Fisioterapia, mas é, de facto, uma das minhas prioridades”, atesta.

Sendo uma das caras do Andebol4Girls, que tem como objetivo, entre outros, diminuir a diferença existente na participação de mulheres e homens nas diversas áreas de intervenção desportiva na modalidade, Joana Resende acredita que pode fazer a diferença: “Apesar de nova, sinto que as minhas experiências desportivas até ao momento e as minhas ambições futuras na modalidade podem aliciar os jovens a praticar Andebol ou qualquer outra modalidade, através da transmissão dos valores essenciais do Desporto e das emoções que a prática desportiva me proporciona”, diz.

Joana Resende marcou presença na primeira ação de apresentação do Andebol4Girls à comunidade escolar, realizada na Escola EB 2,3 com Secundário de Santo António, no Barreiro e constatou que “foi uma experiência muito positiva. Os jovens demonstraram muito interesse e senti que estavam felizes naqueles breves momentos, o que me deixou bastante realizada. Esta primeira ação permitiu perceber a evolução e o impacto que espero que o projeto terá”, sublinhou a Embaixadora que, na ocasião, se apresentou e respondeu algumas questões dos alunos presentes.

Sobre o Andebol4Girls, camisola que agora também veste, Joana Resende mostra entusiasmo pela oportunidade de sensibilizar as mulheres para a prática do Andebol: “O facto de, especificamente, as jovens terem a possibilidade de estar em contacto com alguém que está dentro do Andebol é fantástico e provoca, quase sempre, um certo interesse e curiosidade para experimentar a modalidade, permitindo promover, neste caso, o Andebol Feminino, não só na minha localidade, mas também em Portugal”.

Joana Resende aproveitou a oportunidade para “agradecer por esta oportunidade e pela confiança depositada!”

Patrocinadores Institucionais