“Violência Zero” – campanha nacional de prevenção e combate à violência no desporto

PUB

Lançada em abril de 2019, visa sensibilizar a população para o fenómeno da violência, promovendo os valores éticos do desporto, como a cooperação, o respeito, a solidariedade, o fair-play e a tolerância.

A prevenção e o combate aos fenómenos de violência no desporto mantêm-se como prioridades do Programa do XXII Governo Constitucional, com especial incidência na dissuasão das manifestações de racismo, de xenofobia e de intolerância.

No site criado para a campanha – www.violenciazero.gov.pt, bem como no Facebook e no Instagram, promoveu-se, nos meses seguintes ao seu lançamento, o fair play no desporto, divulgando iniciativas e recursos pedagógicos promovidos no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto, bem como exemplos de boas práticas, em Portugal e no Mundo, notícias e testemunhos de personalidades de várias áreas da sociedade civil.

Passados nove meses desde o seu lançamento, sendo esta campanha uma das ferramentas de prevenção da APCVD, e com o objetivo de lhe dar um novo impulso, vimos renovar o apelo ao envolvimento ativo de todos os agentes desportivos. Como tal, gostaríamos de contar com a vossa colaboração:

Patrocinadores Institucionais