Andebol em forte crescimento no Distrito de Beja

PUB

O final da época 2017/18 marca o início do desenvolvimento do Andebol do Distrito de Beja.

Através de reuniões conjuntas com a Autarquia, os Agrupamentos de Escolas e clubes interessados, a Associação de Andebol do Algarve procurou chegar a Beja de todas as formas. Realizadas as reuniões com os 14 concelhos do distrito, foi feito um levantamento das principais dificuldades a ultrapassar.

Moura foi o ponto de partida, com a assinatura de um protocolo com a Autarquia, os dois Agrupamentos de Escolas e o Moura Atlético Clube. Seguiu-se Aljustrel, com o antigo clube – Centro Republicano de Instrução e Recreio Aljustrelense – a assumir o projeto e também aqui foi assinado protocolo com a Autarquia, o Agrupamento de Escolas e o Clube. Na época passada, 2018/2019, estes dois Concelhos, já tiveram atletas federados. Moura, Cuba e Vidigueira acolheram ações de formação e de promoção da modalidade.

Já esta época, foi assinado mais um protocolo de parceria e desenvolvimento da modalidade, desta feita no Alvito; em Cuba, arrancou o Centro de Formação, tendo o clube local agarrado o projeto, que teve início com ações de sensibilização e demonstração a todos os alunos do 1º ciclo. Serpa também abraçou o desafio e, através de ações junto dos Agrupamentos escolares, fez com que o número de Atletas aumentasse consideravelmente.

Odemira é um exemplo a seguir em todo o Alentejo. A intervenção é diária nas escolas e já são mais de 120 os atletas federados.

Em resumo, esta época há clubes e atletas federados em Moura, Serpa, Beja, Odemira, Aljustrel e Cuba; Vidigueira está a iniciar a atividade, Alvito e Mértola assumiram a realização de Festands para promover o Andebol junto dos alunos do 1º Ciclo. Em Ferreira do Alentejo existe interesse da Autarquia e do Agrupamento e o projeto já arrancou, com 22 atletas já inscritos.

Os objetivos para Beja, ainda esta época, passam por realizar uma Ação de Formação creditada para Professores dos Agrupamentos/AEC/Autarquias e Treinadores em Aljustrel e promover o dia do Andebol em todos os Concelhos do Distrito de Beja.

No final da presente época, prevê-se serem oito os Clubes em atividade – Aljustrel; Beja; Cuba; Moura; Odemira; Ferreira do Alentejo; Vidigueira e Serpa. O ACR Zona Azul e o CCP Serpa querem apostar no Andebol feminino, a par do Cautchú, de Odemira.

Patrocinadores Institucionais