Jogos Olímpicos Tóquio 2020 adiados

PUB

Comité Olímpico Internacional anunciou adiamento para o verão de 2021, o mais tardar, através de um comunicado.

Os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 foram adiados para 2021, devido à pandemia da Covid-19, tal como foi anunciado esta terça-feira pelo Comité Olímpico Internacional (COI) e pelo Comité Organizador dos Jogos, através de um comunicado. O Presidente do Comité Olímpico Internacional, Thomas Bach, e o Primeiro-Ministro do Japão, Shinzo Abe, chegaram a um acordo de adiar a prova “para uma data posterior a 2020, mas o mais tardar no verão de 2021”, de modo a “proteger a saúde dos atletas, todos os envolvidos nos Jogos Olímpicos e na comunidade internacional”, face à pandemia da Covid-2019.

Shinzo Abe e o alemão Thomas Bach tinham estado reunidos por videoconferência juntamente com o presidente do Comité Organizador, Yoshiro Mori, com a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, e com outros elementos do COI, na manhã desta terça-feira.

“Os líderes concordaram que os Jogos Olímpicos de Tóquio poderiam ser um farol de esperança para o mundo durante estes tempos conturbados e que a chama olímpica poderia tornar-se a luz no fim do túnel em que o mundo se encontra atualmente. Portanto, foi acordado que a chama olímpica permanecerá no Japão. Também foi acordado que os Jogos manterão o nome de Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020.” – pode ler-se no comunicado.
Pode ler o comunicado na íntegra aqui.

A Federação Internacional de Andebol irá trabalhar em conjunto em conjunto com as restantes Federações nacionais para tentar encontrar a melhor solução possível no que às datas do Torneio Pré Olímpico diz respeito.
Recorde-se que a Seleção Portuguesa vai discutir a presença nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 diante da França, Croácia e Tunísia.

Patrocinadores Institucionais