2020 EHF Women’s Handball Network Workshop

PUB

Nos dias 10 e 11 de Março, a Women’s Handball Board da Federação Europeia de Andebol organizou um Network Workshop em Viena, que contou com 53 participantes de 29 Federações e 5 Clubes Europeus, onde participaram Leonor Mallozzi e Vera Lopes.

A Women’s Handball Board é um órgão político, que se tem focado, de forma constante e empenhada, no desenvolvimento do andebol feminino e no desenvolvimento das mulheres, a nível profissional e pessoal. Este orgão tem como objetivos principais, o aumento da visibilidade, popularidade e a imagem do andebol feminino, onde Leonor Mallozzi é membro, representando diversas nações para além de Portugal, através de uma eleição no Congresso da Federação Europeia de Andebol, onde fazem parte apenas mais sete membros.

Leonor Mallozzi, membro da Women’s Handball Board, referiu que “Achámos interessante convidar Portugal a estar representado neste Workshop, uma vez que tem representado resultados muitos significativos, ao nível dos escalões de formação, pelo que convidámos a Vera Lopes a fazer a apresentação do trabalho que está a ser realizado em Portugal.” – rematou a representante portuguesa.

Neste contexto foram apresentadas as boas práticas de vários países, nos quais esteve incluído Portugal, através de Vera Lopes, Diretora Técnica Nacional para o Andebol Feminino, que destacou: “Foi um workshop muito enriquecedor a vários niveis, conseguimos valorizar o trabalho que estamos a realizar com as seleções, fomos considerados um bom exemplo, porque conseguimos fazer a diferença aumentando os nossos recursos através de fortes parcerias, que nos colocam no mesmo caminho que as nações de referência (como a França e a Hungria, que estavam presentes) mas adaptado à nossa realidade. Penso que, neste momento, ganhámos o nosso espaço como nação exemplo para as seleções emergentes, o que é muito importante porque fazemos a ponte entre as seleções de referência. Um dos pontos fortes da apresentação foi a formação que estamos a desenvolver com as nossas atletas, formar dentro e fora de campo, que suscitou muito interesse por parte da EHF. Fomos pioneiros a desenvolver este projeto a nível federativo e estamos na linha da frente daquilo que poderá ser uma parceria com o projeto ‘Respect Your Talent’.  Estamos a ganhar o nosso espaço dentro e fora de campo, temos muito para crescer mas depois de ouvir a maioria dos feedbacks tenho a certeza que estamos a crescer no sentido certo.” – afirmou Vera Lopes.

Foi ainda dado especial destaque ao projecto mais recente desta Comissão, chamado Respect Your Talent (RYT), que teve início em 2019 durante os Campeonatos Europeus de jovens e que se tem revelado um enorme sucesso, do qual fizeram parte Joana Resende, Luísa Cortes, Joana Pires, Vera Costa e Contança Sequeira, esta última que participou no Respect Your Talent Camp.

Todas as apresentações do workshop estão disponíveis até 30 de Abril no seguinte link: https://cloud.ehf.eu/index.php/s/2ocJSt7bykFexzK

Patrocinadores Institucionais