Ciclo de Formações Online: projeto inédito pensado para todos os agentes desportivos do Andebol

PUB

Este Ciclo de Formações Online surgiu no seguimento da suspensão de todas as competições da Federação de Andebol de Portugal, assim como do Desporto em geral, devido à pandemia COVID-19.

Com a declaração do Estado de Emergência, o confinamento social é recomendado, pelo que se espera que a grande maioria das pessoas esteja em casa. Aproveitando da melhor forma este contexto, a Federação de Andebol de Portugal lançou este programa de Formações Online, pensado para todos os agentes da modalidade. É uma iniciativa inédita e adaptada aos dias ímpares que vivemos atualmente.

Pedro Sequeira, Vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal e com a tutela da Formação, referiu que “Quando projetámos esta semana de formação online não tínhamos grandes referências para medir o seu impacto na comunidade andebolística. A nossa preocupação na construção da semana foi termos uma abordagem mais geral com intuito de proporcionar debates de assuntos que não apenas assuntos técnico-táticos. Ao olharmos para os números das sessões presenciais desta semana (13 sessões, 1200 participantes, 25h de formação online) ficamos satisfeitos por termos conseguido chegar a tantas pessoas. Face às limitações que temos para conseguirmos promover o debate entre formandos e formadores (mesmo com sessões de 100 pessoas não é fácil) deixámos 8 sessões no Facebook da Federação de Andebol de Portugal para que quem fique de fora das sessões tenho acesso à Sessão. Face à adesão que tivemos já projetámos um 2º Ciclo de Formação que irá decorrer na próxima semana (de 6 a 9 de abril) com uma abordagem mais específica, mas nunca esquecendo os temas gerais. Para os dias em que não existem sessões online a Federação irá disponibilizar os vídeos dos congressos, para que possam assistir e rever as conferências. Para além do 2º Ciclo de Formação Online, a Federação está a planear novos momentos formativos que irá comunicar em breve” – rematou Pedro Sequeira.

O primeiro Ciclo de Formações, de 30 de março e 3 de abril, incluiu 13 sessões formativas destinadas a atletas, treinadores e dirigentes, onde participaram 1200 pessoas em 25 horas de formação. Cada sessão teve uma duração de 60 a 90 minutos e todas foram realizadas através da plataforma ZOOM. A informalidade é transversal a todos os ciclos de formações previstos; o objetivo deste primeiro Ciclo foi abordar temáticas de caráter mais geral e mais relacionadas com a atualidade, sempre com o Andebol como elo de ligação – dando um exemplo, a Unidade de Saúde e Rendimento da Federação de Andebol de Portugal falou sobre as dificuldades e constrangimentos do confinamento dos atletas, tanto ao nível da formação como sénior. A Nutrição para os atletas, nesta fase, foi outro dos temas a ser desenvolvido. Pretende-se, com isto, que haja uma troca de ideias e de experiências que seja enriquecedora para todos.

Algumas das sessões formativas foram transmitidas, em simultâneo, através do Facebook da Federação de Andebol de Portugal, para permitir o acesso à formação online a todos aqueles que não tenham conseguido uma vaga na referida sessão. Cada sessão teve um limite de 100 participantes inscritos, para viabilizar a colocação de questões aos formadores. Devido à enorme adesão registada, o segundo Ciclo de Formações será divulgado amanhã, para
a próxima semana, de 6 a 9 de Abril. Mantendo-se a informalidade, pretende-se, aqui, introduzir temáticas mais técnicas e mais específicas, dirigidas mais particularmente a atletas e/ou a treinadores.

Este 1º Ciclo de Formações Online só foi possível graças à colaboração dos Formadores, que aceitaram este desafio proposto pela Federação de Andebol de Portugal e se mostraram, desde logo, disponíveis para participar e partilhar o seu conhecimento com todos os interessados. A Federação agradece a colaboração de todos os Formadores que participaram até agora: Ana Seabra, Miguel Vasconcelos, Sofia Osório, Sérgio Monteiro, Paulo Félix, João Castro, Teresa Rocha, Luís Santos, Tiago Sousa, Paulo Pereira, Paulo Sá e Carla Sá.

A primeira semana de Formações Online foi também de testes, para corrigir algum problema e adaptar alguma situação que tenha surgido, tanto da parte de Formadores como dos participantes. Este é um projeto ao qual a Federação de Andebol de Portugal pretende dar continuidade e até alargar para outro tipo de Formações, tais como o Seminário de Andebol de Praia e o Congresso Técnico Científico, cujas datas serão divulgadas brevemente.

Arquivo dos Congressos Técnicos Científicos disponíveis aqui: http://fpa.mxagency.pt/

Pode consultar algumas das preleções que já decorreram aqui:

“Treino Individual e Perfil do Atleta” de Ana Seabra e Miguel Vasconcelos:

“Andebol de Praia” de Paulo Félix:

“Comparação do Andebol Português e Espanhol” de João Castro:

“Planeamento e Quadro Tático” – Luís Santos e Miguel Vasconcelos:

“Gestão e Organização – Comparação do Andebol Espanhol com o Português” – João Castro:

“Video Analyzer XPS Network – Sideline Sports” – Miguel Vasconcelos

“Boas Práticas para jogos desnivelados” – Paulo Sá

Patrocinadores Institucionais