Com a declaração do Estado de Emergência, o confinamento social é recomendado, pelo que se espera que a grande maioria das pessoas esteja em casa. Aproveitando da melhor forma este contexto, a Federação de Andebol de Portugal lançou este programa de Formações Online, pensado para todos os agentes da modalidade. É uma iniciativa inédita e adaptada aos dias ímpares que vivemos atualmente.
Pedro Sequeira, Vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal e com a tutela da Formação, referiu que “Quando projetámos esta semana de formação online não tínhamos grandes referências para medir o seu impacto na comunidade andebolística. A nossa preocupação na construção da semana foi termos uma abordagem mais geral com intuito de proporcionar debates de assuntos que não apenas assuntos técnico-táticos. Ao olharmos para os números das sessões presenciais desta semana (13 sessões, 1200 participantes, 25h de formação online) ficamos satisfeitos por termos conseguido chegar a tantas pessoas. Face às limitações que temos para conseguirmos promover o debate entre formandos e formadores (mesmo com sessões de 100 pessoas não é fácil) deixámos 8 sessões no Facebook da Federação de Andebol de Portugal para que quem fique de fora das sessões tenho acesso à Sessão. Face à adesão que tivemos já projetámos um 2º Ciclo de Formação que irá decorrer na próxima semana (de 6 a 9 de abril) com uma abordagem mais específica, mas nunca esquecendo os temas gerais. Para os dias em que não existem sessões online a Federação irá disponibilizar os vídeos dos congressos, para que possam assistir e rever as conferências. Para além do 2º Ciclo de Formação Online, a Federação está a planear novos momentos formativos que irá comunicar em breve” – rematou Pedro Sequeira.
O primeiro Ciclo de Formações, de 30 de março e 3 de abril, incluiu 13 sessões formativas destinadas a atletas, treinadores e dirigentes, onde participaram 1200 pessoas em 25 horas de formação. Cada sessão teve uma duração de 60 a 90 minutos e todas foram realizadas através da plataforma ZOOM. A informalidade é transversal a todos os ciclos de formações previstos; o objetivo deste primeiro Ciclo foi abordar temáticas de caráter mais geral e mais relacionadas com a atualidade, sempre com o Andebol como elo de ligação – dando um exemplo, a Unidade de Saúde e Rendimento da Federação de Andebol de Portugal falou sobre as dificuldades e constrangimentos do confinamento dos atletas, tanto ao nível da formação como sénior. A Nutrição para os atletas, nesta fase, foi outro dos temas a ser desenvolvido. Pretende-se, com isto, que haja uma troca de ideias e de experiências que seja enriquecedora para todos.
Algumas das sessões formativas foram transmitidas, em simultâneo, através do Facebook da Federação de Andebol de Portugal, para permitir o acesso à formação online a todos aqueles que não tenham conseguido uma vaga na referida sessão. Cada sessão teve um limite de 100 participantes inscritos, para viabilizar a colocação de questões aos formadores. Devido à enorme adesão registada, o segundo Ciclo de Formações será divulgado amanhã, para
a próxima semana, de 6 a 9 de Abril. Mantendo-se a informalidade, pretende-se, aqui, introduzir temáticas mais técnicas e mais específicas, dirigidas mais particularmente a atletas e/ou a treinadores.
Este 1º Ciclo de Formações Online só foi possível graças à colaboração dos Formadores, que aceitaram este desafio proposto pela Federação de Andebol de Portugal e se mostraram, desde logo, disponíveis para participar e partilhar o seu conhecimento com todos os interessados. A Federação agradece a colaboração de todos os Formadores que participaram até agora: Ana Seabra, Miguel Vasconcelos, Sofia Osório, Sérgio Monteiro, Paulo Félix, João Castro, Teresa Rocha, Luís Santos, Tiago Sousa, Paulo Pereira, Paulo Sá e Carla Sá.
A primeira semana de Formações Online foi também de testes, para corrigir algum problema e adaptar alguma situação que tenha surgido, tanto da parte de Formadores como dos participantes. Este é um projeto ao qual a Federação de Andebol de Portugal pretende dar continuidade e até alargar para outro tipo de Formações, tais como o Seminário de Andebol de Praia e o Congresso Técnico Científico, cujas datas serão divulgadas brevemente.
Arquivo dos Congressos Técnicos Científicos disponíveis aqui: http://fpa.mxagency.pt/
Pode consultar algumas das preleções que já decorreram aqui:
“Treino Individual e Perfil do Atleta” de Ana Seabra e Miguel Vasconcelos:
“Andebol de Praia” de Paulo Félix:
“Comparação do Andebol Português e Espanhol” de João Castro:
“Planeamento e Quadro Tático” – Luís Santos e Miguel Vasconcelos:
“Gestão e Organização – Comparação do Andebol Espanhol com o Português” – João Castro:
“Video Analyzer XPS Network – Sideline Sports” – Miguel Vasconcelos
“Boas Práticas para jogos desnivelados” – Paulo Sá