Federação dá continuidade ao Projeto de Formação de Atletas de Seleção

PUB

No passado sábado as atletas que englobam o projeto da seleção Sub – 16, participaram em duas sessões das unidades de formação de Coaching e de Inglês, sessões que estavam agendadas para os estágios da Páscoa, mas que devido à pandemia foram cancelados.

Carla Fernandes, na área de Coaching e Leonor Mallozzi em inglês foram as formadoras, este sábado, e as sessões foram acompanhadas por 3 dezenas de atletas, contando também com a presença dos Selecionadores Nacionais, Ana Seabra, Sub-18 Femininas, Luís Santos, Sub-16 Femininas e da Diretora Técnica Nacional, Vera Lopes.

Carla Fernandes, com formação em Coaching, afirmou que “Acredito que começa a haver uma consciência por parte de treinadores, dirigentes, atletas e outros agentes desportivos, de que o treino dos atletas numa modalidade, não se pode cingir apenas ao treino de competências físicas, técnicas e tácticas… Há que acrescentar, paralelamente, o treino mental dos atletas, porque em jogos mais importantes, o que fará toda a diferença será a forma como os atletas encaram o stress decorrente da situação e gerem toda a ansiedade inerente.
Nesse sentido, o trabalho que tenho vindo a desenvolver com estas atletas foca-se, principalmente, no desenvolvimento de competências mentais que lhes permitam criar uma mente forte e resiliente, sem esquecer que, muitas delas, ainda estão numa fase de construção de personalidade e que é importante, dar-lhes oportunidade, através de atividades e dinâmicas, de refletirem sobre os seus sonhos, definir objectivos, fazerem
planos, entre outros… Em última instância, consciencializarem do tipo de atletas que pretendem vir a ser, refletindo por exemplo, em conceitos como os valores humanos, para que possam tornar-se em atletas felizes e equilibradas.” – rematou Carla Fernandes.

Leonor Mallozzi, responsável pelo departamento de Relações Internacionais da Federação de Andebol de Portugal, com formação em várias línguas, também realça que “O objetivo é aprender o inglês como idioma fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional, através de atividades dinâmicas com o intiuto de motivar as atletas e melhorar as suas apetências de comunicação neste idioma”.

Mariana Silva, atleta do CD Feirense e da Seleção Nacional de Sub-16, mostrou-se bastante satisfeita com a iniciativa “Faço um balanço muito positivo das sessões de formação promovidas pela Federação de Andebol de Portugal. Julgo que estas iniciativas são importantes para a formação harmoniosa dos atletas que representam as cores da seleção nacional. Começando pela sessão sobre a língua inglesa, e apesar de termos a disciplina nos nossos currículos escolares, é sempre uma mais-valia para os nossos conhecimentos e para os diversos contactos que vamos realizar quando disputarmos jogos e provas com outros países. O inglês é a língua universal e devemos estar bem apetrechados desta ferramenta fundamental nos dias de hoje. Quanto à sessão de coaching, como já referi anteriormente, o desenvolvimento integral de um atleta, deve sempre obedecer à máxima “corpo são em mente sã” e nesta perspetiva, o coaching desempenha um papel crucial. Em suma, gostei muito destas ações de formação e sinto que aprendi e que me valorizei enquanto pessoa e atleta.” – rematou Mariana Silva.

No próximo sábado, a Federação de Andebol de Portugal voltará a realizar uma sessão, com a Seleção Nacional Sub-18 Feminina.

Patrocinadores Institucionais