Miguel Vasconcelos e Paulo Sá terminam o 1º Ciclo de Formação Online

PUB

Amanhã termina o 1º Ciclo de Formação, com uma preleção de Miguel Vasconcelos sobre o Video Analyzer XPS Network – Sideline Sports e Paulo Sá sobre as Boas Práticas para jogos desnivelados, as duas com transmissão no Facebook Oficial da Federação de Andebol de Portugal.

Pelas 11h00 tem início a primeira preleção do dia, com Miguel Vasconcelos, sobre Video Analyzer XPS Network – Sideline Sports, a análise de vídeo é um dos elementos chave do treinador na alta competição, pois todos os dados retirados podem ser inseridos no microciclo semanal e o treinador pode adaptar o seu treino para o que é observado. O vídeo analyzer permite que cada um faça o próprio sistema de categorias de análise, podendo observar até ao mais pequeno detalhe.

Já pelas 15h00, Paulo Sá, Diretor Técnico Nacional, dará a sua formação sobre estratégias para jogos desnivelados, pois estes podem constituir um problema no desenvolvimento dos próprios atletas, quer dos vencedores quer dos derrotados. O treinador tem um papel fundamental no sentido de potenciar as melhorias dos atletas de ambas as equipas. E existem estratégias para isso, que podem ser partilhadas, analisadas e discutidas entre todos os treinadores de formação.

Em resumo do dia de hoje, Paulo Pereira, contou de forma resumida a caminhada no Euro 2020, juntamente com outras experiências vividas ao longo da sua atividade profissional, abordando fatores que considera essenciais para nos aproximarmos de objetivos importantes. Mais tarde, Carla Sá, levou a cabo uma formação, que teve como principal objetivo informar de estratégias alimentares para prevenir a perda de massa muscular nos atletas de andebol, assim como evitar excessos alimentares durante este período de quarentena. E ao final do dia, João Castro apresentou a “Gestão e Organização – Comparação do Andebol Espanhol com o Português”, procurando refletir sobre a evolução da intervenção dos diferentes agentes da modalidade (Jogadores, Treinadores, Dirigentes, Árbitros, Delegados) para um Conceito de Jogo. Por outro lado, focar a comparação entre os dois países nas questões de Gestão e Organização das diferentes estruturas que regulam o Andebol.

Pode consultar algumas das preleções que já decorreram aqui:

“Treino Individual e Perfil do Atleta” de Ana Seabra e Miguel Vasconcelos:

“Andebol de Praia” de Paulo Félix:

“Comparação do Andebol Português e Espanhol” de João Castro:

“Planeamento e Quadro Tático” – Luís Santos e Miguel Vasconcelos:

“Gestão e Organização – Comparação do Andebol Espanhol com o Português” – João Castro:

“Video Analyzer XPS Network – Sideline Sports” – Miguel Vasconcelos

“Boas Práticas para jogos desnivelados” – Paulo Sá

Patrocinadores Institucionais