Três preleções no Ciclo de Formação Online esta quinta-feira

PUB

O 4º dia de Preleção começa com Paulo Pereira, Selecionador Nacional, que apresenta “O Céu é o Limite”, de seguida Carla Sá com o tema “Dicas e Estratégias de Nutrição em caso de Isolamento” e ainda João Castro com “Gestão e Organização – Comparação do Andebol Espanhol com o Português”.

O timoneiro da Seleção Nacional, que conquistou o 6º lugar no Campeonato da Europa de 2020, Paulo Pereira, irá contar de forma resumida a caminhada no Euro 2020, juntamente com outras experiências vividas ao longo da minha atividade profissional, abordando fatores que considera essenciais para nos aproximarmos de objetivos importantes. Amanhã, às 11h00, numa preleção que se encontra esgotada e que não terá transmissão online.

Mais tarde, Carla Sá, às 15h00, irá fornecer uma formação, atendendo à situação em que nos deparamos atualmente, a palestra sobre “Recomendações alimentares em contexto de isolamento social profilático”, tem como principal objetivo informar de estratégias alimentares para prevenir a perda de massa muscular nos atletas de andebol, assim como evitar excessos alimentares durante este período. Esta preleção também se encontra esgotada e não terá transmissão online.

E ao final do dia, pelas 17h00, com transmissão no Facebook da Federação de Andebol de Portugal, João Castro apresentará a “Gestão e Organização – Comparação do Andebol Espanhol com o Português”, tal como fizemos na sessão com os Treinadores e Jogadores, procuraremos igualmente nesta comunicação, refletir sobre a evolução da intervenção dos diferentes agentes da modalidade (Jogadores, Treinadores, Dirigentes, Árbitros, Delegados) para um Conceito de Jogo. Por outro lado, focar a comparação entre os dois países nas questões de Gestão e Organização das diferentes estruturas que regulam o Andebol

Na quarta-feira, Teresa Rocha, Vice-Presidente da Confederação de Treinadores, abordou a ética e a sua estrutura, fazendo uma abordagem da ética na percepção olímpica nos treinadores em Portugal. De seguida, Tiago Sousa e Sérgio Monteiro, elementos integrantes das Seleções Nacionais, levaram a cabo uma formação dividida em duas partes, aliando a especificidade do treino do guarda-redes através da adaptação de alguns exercícios, abordando os mesmos desde a força à potência, passando pela velocidade; e também a prevenção de lesões e a diminuição do risco das mesmas. No final do dia, Luís Santos e Miguel Vasconcelos, das Seleções Nacionais Femininas, fizeram uma formação com o objetivo de apresentar o planeamento aos treinadores, através da plataforma XPS, apresentando também uma ferramenta que permite criar os treinos num calendário, tendo o controlo do treino e a estatística do trabalho realizado durante uma época.

Pode consultar algumas das preleções que já decorreram aqui:

“Treino Individual e Perfil do Atleta” de Ana Seabra e Miguel Vasconcelos:

“Andebol de Praia” de Paulo Félix:

“Comparação do Andebol Português e Espanhol” de João Castro:

“Planeamento e Quadro Tático” – Luís Santos e Miguel Vasconcelos:

“Gestão e Organização – Comparação do Andebol Espanhol com o Português” – João Castro:

Patrocinadores Institucionais