Comissão Executiva da Federação Europeia de Andebol reuniu pela última vez na temporada 2019/2020

PUB

A Comissão Executiva da Federação Europeia de Andebol (EHF) reuniu-se pela terceira vez, por vídeo conferência, devido aos efeitos da pandemia do COVID-19 na Europa.

A reunião teve lugar quatro dias após as reuniões de segunda-feira da Delegação Financeira, bem como do Conselho Consultivo do Marketing da EHF, e foi apresentado ao Comité Executivo um plano detalhado sobre uma variedade de medidas de apoio às Federações Membros da EHF, para diminuir o impacto da pandemia.

Com as informações em mãos, o Comité Executivo aprovou uma série de medidas, incluindo apoio financeiro significativo, tanto na direção de pagamentos imediatos como de ajuda à liquidez, para as federações.

Além disso, foram aprovadas as principais iniciativas do plano estratégico ‘Back in the Game – Growing Handball’, incluindo uma plataforma que dá às federações acesso a filmagens de competição, conceitos e muito mais.

Em conformidade com isto, o Plano para o Andebol Europeu foi adaptado, com uma nova fase 1, “Back to Handball”, a ser acrescentada, seguida da fase 2, “Back in the game – Growing handball”.

A informação em primeira mão será dada a todas as Federações Membro da EHF quando a Conferência dos Secretários-Gerais juntamente com a Convenção Europeia de Andebol se realizar, de 17 a 19 de Setembro, em Viena.

Campeonatos da Europa de Juniores em Janeiro de 2021

O Comité Executivo da EHF recebeu uma atualização sobre os sete eventos da Categoria Jovem em 2020, inicialmente agendados para Julho e Agosto. Devido à pandemia, os eventos foram adiados para Janeiro de 2021 e, por razões legais, os contratos existentes com os organizadores tiveram de ser cancelados e novamente estabelecidos sob uma nova forma.

Seis dos sete organizadores confirmaram a sua vontade de realizar também o seu respectivo evento em Janeiro.

EHF EURO U18 terá lugar na Eslovénia de 14 a 24 de Janeiro de 2021.
EHF EURO Championship U18 terá lugar na Bulgária, Macedónia do Norte e Montenegro, de 25 a 31 de Janeiro de 2021.
EHF EURO U20 terá lugar na Croácia, de 7 a 17 de Janeiro de 2021.
EHF EURO Championship U20 terá lugar na Bósnia-Herzegovina e na Letónia, de 8 a 17 de Janeiro, de 2021.

Na sequência destas decisões, o Executivo também confirmou que os eventos acima mencionados serão realizados na faixa etária de 2002 e mais jovens para os eventos U18 e na faixa etária de 2000 e mais jovens para os eventos U20.

DELO EHF Champions League Final4

Na sequência da análise contínua da situação de saúde global e embora sublinhando que a saúde e segurança das equipas e dos jogadores têm a maior prioridade, foi anunciado que a DELO EHF Champions League Final4 será cancelada. A decisão foi confirmada pelo Comité Executivo da EHF que, ao mesmo tempo, sublinhou que deveriam ser tomadas medidas adicionais para promover o andebol feminino na época de 2020/21.

Atualizações

O Comité Executivo discutiu, em pormenor, a situação de vários eventos agendados para o Outono, decidindo que o Campeonato Europeu de Andebol em Cadeira de Rodas, programado para 18 a 23 de Novembro de 2020, em Kristianstad, na Suécia, não se realizará.

Foi dado ênfase ao EHF Euro Seniores Femininos, na Noruega e Dinamarca. A 23 de Junho realizou-se um workshop com os organizadores, no qual foi acordado que seriam avaliadas medidas de redução de custos, incluindo uma potencial redução dos locais de competição.

Além disso, o Executivo confirmou que o acordo existente com a Infront para este EHF EURO será cumprido e que, idealmente, será encontrada uma solução. A EHF e os organizadores partilham a opinião de que a realização de um evento emblemático como o EHF EURO é da maior importância para o andebol feminino.

Moções adicionais das Comissões da EHF

O Comité Executivo recebeu os relatórios e atualizações de atividades da Comissão de Concursos, Métodos e Andebol de Praia e posteriormente tratou de uma série de moções correspondentes.

Distribuição de lugares para a época 2021/2022

A distribuição de lugares para as competições de clubes EHF na época 2021/2022, incluindo um novo sistema de atribuição de pontos para a época 2019/2020, foi apresentado ao Executivo e aprovada.

Inscrições adicionais para a EHF European Cup

A fim de reforçar o regresso ao andebol na Europa, o Executivo aprovou uma moção que permite às federações classificadas em 19º lugar e inferiores registar uma equipa adicional (quatro em vez de três) para a EHF European Cup, na época 2020/2021, desde que haja lugares livres disponíveis.

Semana Europeia do Desporto

Foi confirmada uma moção da Comissão de Métodos para prolongar a cooperação existente com a União Europeia relativamente à Semana Europeia do Desporto. Esta edição, será organizada de 23 a 30 de Setembro de 2020, sob o hashtag #stayactiveathome.

O departamento de Andebol de Praia EHF anunciou que a inscrição para o EHF Beach Handball YAC 16 EURO 2020 foi reaberta.

EHF Beach Handball YAC 16 EURO 2020

O EHF Beach Handball YAC 16 EURO 2020 terá lugar em Marina de Silvi, Itália, entre 24 e 27 de Setembro. A competição servirá como torneio de qualificação para o Campeonato do Mundo de Andebol de Praia Sub-17 em Portugal, em 2021, que é a qualificação para os Jogos Olímpicos da Juventude em Dakar, em 2022. As federações nacionais devem agora confirmar as suas inscrições recebidas em Fevereiro, enquanto que quaisquer novas equipas que desejem inscrever-se têm até 14 de Julho de 2020 para o fazer.

Champions Cup 2020 cancelada

Devido ao surto de Covid-19, a competição anual da Champions Cup 2020 – prevista para 1 a 4 de Outubro – foi, infelizmente, cancelada. Com poucas possibilidades de se jogarem campeonatos nacionais de andebol de praia em todo o continente, o torneio regressará agora em 2021.

EBT Season 2019/2020 atualização

Entretanto, a pandemia do Covid-19 significou que apenas dois torneios da atual época de EBT foram concluídos. Todos os torneios planeados nos últimos meses foram cancelados e lentamente alguns organizadores estão a começar a ficar ativos em Julho e Agosto. Como resultado, a fim de considerar a época EBT 2019/20 válida para as finais EBT em 2021, o Comité Executivo da EHF confirmou a proposta da Comissão de Andebol de Praia de um número mínimo de 20 torneios EBT a serem jogados até ao final da época. Caso este número não seja atingido, as finais EBT 2021 serão jogadas tendo em conta o ranking da época 2018/2019. A declaração final do Comité Executivo da EHF será divulgada em Setembro, no final da época. É nesta altura que as equipas saberão quem se qualificou para as finais da EBT em 2021.

Registo de jogadores e licenciamento dos clubes de Andebol de Praia

O Executivo deu um mandato à Comissão de Andebol de Praia para desenvolver um registo de jogadores de andebol de praia e um licenciamento de clubes, da vertente, na Europa. Consequentemente, cada Federação Nacional pode implementar um sistema de licenciamento e registo de jogadores e clubes de andebol de praia dentro da sua estrutura. A condição para o registo é que um jogador possa ser registado para dois clubes diferentes, de andebol de praia e indoor, dentro de uma Federação Nacional ou uma nação diferente. O prazo previsto para esta implementação é Setembro de 2022.

Campeonatos Europeus de Masters em Granollers

Com uma carta de apoio da Federação Espanhola de Andebol em mãos, o Comité Executivo confirmou que a próxima edição do Campeonato Europeu de Masters, inicialmente prevista de 18 a 21 de Junho, em Granollers, Espanha, será novamente atribuída ao clube BM Granollers e terá agora lugar de 16 a 20 de Junho de 2021.

Patrocinadores Institucionais