O FC Porto Sofarma será a única equipa portuguesa entre as 16 que irão marcar presença na edição 2020/2021 da EHF Champions League, uma vez que liderava a classificação do Campeonato Placard Andebol 1, na altura da interrupção e cancelamento das competições, devido à pandemia da Covid-19.
O Sporting CP figurava no lote de equipas candidatas a um dos seis lugares que faltavam preencher, mas não foi escolhido pelo orgão máximo do andebol europeu. Recorde-se que 10 lugares foram atribuídos aos campeões e às equipas que, na altura do cancelamento dos campeonatos, se encontravam no primeiro lugar.
A EHF escolheu os seis restantes participantes, baseando-se em critérios como pavilhão/cidade em que jogam, transmissões televisivas, espetadores, resultados anteriores nas Competições Europeias e impacto do clube a nível comercial e digital.
O sorteio da Fase de Grupos da edição 2020/2021 da EHF Champions League irá decorrer no próximo dia 1 de julho – quarta-feira – às 17h de Portugal Continental. O evento será online e transmitido em direto na EHFTV, na página de Facebook da EHFCL e no canal de YouTube da instituição. Além do sorteio, será também apresentado o novo formato da competição, a nova identidade da marca, o novo design dos troféus, entre outros elementos.
A Fase de Grupos terá inicio no dia 16/17 de setembro.
Equipas presentes na EHF Champions League 2020/2021:
FC Porto Sofarma (Portugal)
FC Barcelona (Espanha)
Paris Saint-Germain (França)
HC Vardar (Macedónia)
THW Kiel (Alemanha)
SG Flensburg-Handewitt (Alemanha)
RK Zagreb (Croácia)
Veszprém (Hungria)
Kielce (Polónia)
Aalborg (Dinamarca)
Nantes (França)
HC Meshkov Brest (Bielorrússia)
MOL-Pick Szeged (Hungria)
Elverum Handebol (Noruega)
HC Motorn (Ucrânia)
RK Celje Pivovarna Lasko (Eslovénia)
As últimas seis equipas da lista, tinham lugar reservado na EHF European League e foram integradas na EHF Champions League após apresentarem um pedido para participar na prova, à semelhança do que fez o Sporting CP, que acabou por não ser escolhido.
Wisla Plock (Polónia) e Dínamo Bucareste (Roménia) são as duas equipas de reserva, escolhidas para o caso de alguma das 16 tenha dificuldades em participar na prova devido à pandemia da Covid-19.