EHF: Uma nova identidade, o mesmo propósito

Principal órgão responsável pelo Andebol Europeu apresenta uma nova imagem e convida todos a integrar uma nova era.

29 anos após o nascimento da Federação Europeia de Andebol (EHF), a identidade da instituição mudou mas a mesma garante que irá manter-se “fiel às origens do andebol”.

Em comunicado, a EHF lembra que “o jogo, tal como o conhecemos hoje, cresceu a partir da revolução industrial e até aos tempos modernos do século XX, marcados por uma maior concentração do público no impacto da actividade física na saúde, e pelo aumento das actividades de tempos livres para todos.”

O espírito de uma comunidade activa e social é, ainda hoje, uma parte essencial do ADN do andebol.

Com o propósito de acompanhar a evolução e o crescimento da modalidade, uma das alterações do branding da EHF passa por criar uma nova abordagem ao design do logótipo. “Foram feitas alterações subtis na apresentação visual da EHF e das competições a ela associadas com um design recentemente desenvolvido, criado para oferecer uma comunicação consistente da nova marca do andebol em todas as competições europeias.”

A forma do próprio andebol é referenciada em todo o sistema da marca EHF. “A nível das equipas nacionais, a forma circular da bola é utilizada para dar força a todos os logótipos das competições das equipas nacionais. Ao enfatizar um azulejo individual na bola – representado pelo pentágono e pelas linhas que formam a costura – a forma torna-se um forte símbolo abstracto para as competições do clube, incluindo o pentágono que é visível na versão distorcida do logotipo.” Também o logótipo da EHF Champions League sofreu alterações, assumindo uma cor dourada.

A instituição garante ainda que “uma nova identidade seguir-se-á nas próximas semanas para o Andebol de Praia, enquanto uma revisão completa dos eventos da Categoria da Idade Mais Jovem será também lançada no devido tempo.”

Tal como se pode ler no comunicado, “a nova era é uma oportunidade para a EHF, EHF Marketing, jogadores, adeptos e funcionários, não só para celebrar o que foi alcançado até agora, mas também para reforçar os valores e crenças fundamentais a partir dos quais a EHF foi construída e fazer do andebol uma história de sucesso ainda maior.”

Enquanto a nova identidade de marca anuncia o início de uma nova era, a EHF garante que os objetivos continuam a ser os mesmos de sempre: “encorajar o público a apanhar uma bola e experimentar a modalidade no seu clube local; promover os jogos de maior visibilidade na televisão e em todo o nosso ecossistema digital; e motivar os adeptos a experimentarem a atmosfera de um jogo ao vivo dentro das maiores arenas de andebol da Europa.”

Pode ler o comunicado, na íntegra, aqui.

Patrocinadores Institucionais