Terminou hoje a 17ª Edição do Congresso Técnico Científico

PUB

A nova edição do Congresso, em formato online, com mais de 7000 visualizações, decorreu entre 9 e 11 de junho, e contou com a participação de treinadores das diversas modalidades e nacionalidades na preleção, sendo também aberto a Espanha e aos países da CPLP.

O 17º Congresso começou no dia 9, com o Painel “Contra-Ataque”, uma das fases de jogo, e preleção de João Castro e Mariano Ortega, equipa técnica do Quabit BM Guadalajara, que figura na Liga Asobal e moderação de Pedro Sequeira.

No dia 10 de junho, teve lugar a Cerimónia de Abertura, com Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal e Vítor Pataco, Presidente do Instituto Português da Juventude e do Desporto, passando de seguida à homenagem ao treinador português, no Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas. Dando lugar ao Painel “Treinadores de Portugal”, com a participação de Hugo Silva, Jorge Braz, Mário Gomes, Paulo Pereira e Renato Garrido, Selecionadores de Voleibol, Futsal, Basquetebol, Andebol e Hóquei em Patins, com moderação de Pedro Sequeira.

Mais tarde, foi a vez do Painel “Ser Treinador de Andebol Fora de Portugal”, com a participação de Nuno Farelo, Pedro Alvarez, Ricardo Candeias, Ricardo Vasconcelos e Rolando Freitas, com moderação de João Castro.

Já no dia 11, último dia do 17º Congresso Técnico Científico, o primeiro painel do dia, ficou a cargo de painel dos Selecionadores Nacionais de Sub-20 e Sub-18, Nuno Santos e Carlos Martingo, respetivamente, assim como Pedro Alvarez, treinador do HTV Hemer e ainda, Roi Sánchez, treinador do Barça B, e moderação de João Varejão, no Painel “Preparar o Atleta Jovem para o Rendimento”.

Durante a tarde, teve lugar o Painel “Fase de Jogo – Ataque”, com Dani Gordo, treinador do Club Balonmano Nava, Javier González, treinador adjunto do Paris Saint-Germain e Paulo Fidalgo, treinador ajunto da Seleção A Masculina e moderação de Luís Santos.

No término da 17ª Edição do Congresso Técnico Científico, o último painel, com a presença de David Davis, treinador do MVM Veszprém KC, Manolo Cadenas, treinador do BM Ademar Léon e Selecionador Nacional da Argentina, Paulo Pereira, Selecionador Nacional A e moderação a cargo de Paulo Sá, Diretor Técnico Nacional, com o tema “Fase de Jogo – Defesa”.

Pedro Sequeira, Vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal, encerrou esta edição do Congresso, afirmando que “Estamos muito satisfeitos com o Congresso. Durante os 3 meses que antecederam o Congresso, com os diversos ciclos de webinars que fomos organizando, percebemos que esta podia ser uma solução para atenuar a impossibilidade de organizar presencialmente o 17º Congresso Técnico-Científico. Através dos feedbacks que fomos recebendo durante estes três dias percebemos que este formato foi ao encontro dos treinadores, o que obviamente nos deixa muito felizes. Queria também destacar a onda de solidariedade que o Congresso criou. Treinadores, Preletores e Moderadores aderiram desde a primeira hora o que nos deixa muito orgulhosos. A ACREDITAR merece. Estamos satisfeitos por termos conseguido, neste formato, chegar a treinadores que muitas vezes, pela distância e trabalho, não conseguiam vir ao Congresso. Desta forma conseguimos chegar a todos os locais a nível nacional, mas também a treinadores de outras modalidades, treinadores dos Países da CPLP e de todo o mundo.”

Relembramos que as receitas do 17º Congresso Técnico Científico reverterão para a instituição Acreditar, que tem como missão “Tratar a criança ou o jovem com cancro e não só o cancro na criança ou jovem, promovendo a sua qualidade de vida e da família.”

Patrocinadores Institucionais