Três preleções no último dia do 17º Congresso Técnico Científico

PUB

Amanhã, terão lugar os Painéis, “Preparar o Atleta Jovem para Rendimento”, “Ataque” e “Defesa”, durante a manhã e tarde.

Hoje, foi dia de Celebração dos Treinadores Portugueses, com Hugo Silva, Selecionador Nacional de Voleibol, Jorge Braz, Selecionador Nacional de Futsal, Mário Gomes, Selecionador Nacional de Basquetebol, Paulo Pereira, Selecionador Nacional de Andebol e Renato Garrido, Selecionador Nacional de Hóquei em Patins a comporem o Painel “Treinadores de Portugal” que foi moderado pelo Vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Pedro Sequeira.

Hugo Silva, Selecionador Nacional de Voleibol, realçou que “Este Dia de Portugal ficará marcado pela União entre as diferentes modalidades e pela afirmação do treinador português no panorama do desporto mundial. Foi para mim um orgulho grande participar neste 17° Congresso Técnico Científico de Andebol e partilhar experiências com os meus colegas das modalidades.”

Também Jorge Braz, Selecionador Nacional de Futsal, referiu que “Parabéns à Federação de Andebol de Portugal! Momento de partilha fantástico. Tantos conceitos abordados que tocam transversalmente todas as modalidades. Um passo importante para uma visão global de desenvolvimento das modalidades e consequentemente, importante para o desporto português! Uma excelente manhã do dia de Portugal!”

O Selecionador Nacional de Basquetebol, Mário Gomes, começou por parabenizar a Federação de Andebol de Portugal, pela 17ª edição deste Congresso, e também “reafirmar que me sinto profundamente grato e honrado pelo convite para participar no nosso painel, pela oportunidade que representou de partilhar ideias e experiências com os meus colegas e com muitos outros treinadores e pelo enorme gozo que me deu poder fazê-lo. Finalmente, faço votos para que se concretizem as nossas “promessas” de futuros encontros e que a cooperação entre dirigentes e treinadores das várias modalidades se desenvolva, de modo a que o nosso poder reivindicativo junto dos decisores políticos seja cada vez maior, levando a que o Desporto tenha o tratamento que merece, como realidade sócio-cultural de enorme relevância nos nossos dias.”

Paulo Pereira, Selecionador de Andebol, realçou que “As sinergias são sempre uma mais valia e mais ainda quando o fator comum é o desporto de um país. Todos podemos ser importantes para todos. Foi com enorme orgulho e prazer que participei neste painel que reuniu cinco selecionadores nacionais a falar de aspetos comuns. Este é o caminho!”

Por fim, o Selecionador Nacional de Hóquei em Patins, Renato Garrido destacou “A procura incessante de conhecimento por parte do treinador, tem que fazer parte do seu dia a dia. O partilhar de experiências que hoje tivemos. Faz-me acreditar cada vez mais nas qualidades do treinador português.” – rematou.

Durante a tarde, teve lugar o painel “Ser Treinador de Andebol Fora de Portugal” com a participação de Nuno Farelo, Pedro Alvarez, Ricardo Candeias, Ricardo Vasconcelos e Rolando Freitas, com moderação de João Castro.

Os treinadores deixaram mensagens para os treinadores que assistiam ao painel, Nuno Farelo “Queria agradecer o convite para participar neste Congresso. Existe espaço para nós no estrangeiro, falo como representante de uma geração muito mais nova de treinadores, é apenas uma questão de investirmos na modalidade!”; também Pedro Alvarez, afirma “Querer e ter a oportunidade é o mais importante, o resto vem com o tempo e a experiência.”. Ricardo Candeias deixou uma mensagem de força para todos os treinadores que querem arriscar uma experiência no estrangeiro e Ricardo Vasconcelos afirmou “Preparem-se. Reúnam as condições e arrisquem. Os clubes e seleções abrem portas, apenas temos que ter a coragem de arriscar!”; Por fim, Rolando Freitas realçou que “Desejo a todos os que queiram dar este passo, não vejam isto como um bicho de sete cabeças, trabalhem arduamente e façam-no com seriedade e educação e irão abrir muito mais portas para os outros no futuro.”

No 11 de junho, a Federação de Andebol de Portugal dedicará a manhã a um painel de que debaterá a preparação dos atletas jovens para o rendimento, com as presença dos Selecionadores Nacionais de Sub-20 e Sub-18, Nuno Santos e Carlos Martingo, respetivamente, assim como Pedro Alvarez, treinadador do HTV Hemer e ainda, Roi Sánchez, treinador do Barça B, às 10h30.

Durante a tarde, começando às 14h30, terá lugar o Painel “Fase de Jogo – Ataque”, com Dani Gordo, treinador do Club Balonmano Nava, Javier González, treinador adjunto do Paris Saint-Germain e Paulo Fidalgo, treinador ajunto da Seleção A Masculina, com moderação de Luís Santos.

Para terminar a 17ª Edição do Congresso Técnico Científico, o último painel, terá lugar às 17h30, com a presença de David Davis, treinador do MVM Veszprém KC, Manolo Cadenas, treinador do BM Ademar Léon e Selecionador Nacional da Argentina, Paulo Pereira, Selecionador Nacional A e moderação a cargo de Paulo Sá, Diretor Técnico Nacional.

O Congresso Técnico Científico de Andebol está de regresso, em versão online e com o tema “As fases do jogo de andebol: do treino à competição”. As receitas do 17º Congresso Técnico Científico reverterão para a instituição Acreditar, que tem como missão “Tratar a criança ou o jovem com cancro e não só o cancro na criança ou jovem, promovendo a sua qualidade de vida e da família.”

Patrocinadores Institucionais