Mundial 2021: Portugal no Grupo 3 da Qualificação Europeia

PUB

Seleção Nacional vai defrontar as congéneres Finlândia e Turquia.

O sorteio realizado ao início da tarde desta quarta-feira, ditou que a Seleção Nacional irá defrontar Turquia e Finlândia no Grupo 3 da Primeira Fase da Qualificação para o Mundial 2021, a ter lugar em Espanha.
As equipas que terminarem esta qualificação em 1º e 2º lugar do grupo estão automaticamente qualificadas para a 2ª Fase, onde poderão encontrar seleções como: Croácia, República Checa, Dinamarca, França, Alemanha, Hungria, Montenegro, Noruega, Polónia, Roménia, Rússia, Eslovénia, Sérvia e Suécia.

O sorteio ditou também a ordem das Seleções com o direito de organizar o Torneio de Qualificação, que ficou definida da seguinte forma: 1.º – Turquia; 2.º – Portugal; 3.º – Finlâdia.

Ulisses Pereira, selecionador Nacional, acredita que Portugal tem condições para seguir em frente e chegar aos playoffs, algo que só aconteceu por duas vezes na história. “Eu diria que é um sorteio interessante, que nos agrada, e penso que o trabalho que temos vindo a fazer nos últimos anos faz-nos acreditar que podemos seguir em frente. Esta qualificação divide-se em duas fases e o primeiro objetivo é chegar aos playoffs. Olhando para o grupo em que estamos inseridos e ao nível de qualidade atual da nossa Seleção, acredito que temos possibilidades para isso. Temos que assumir que podemos e queremos estar nos playoffs. Não adianta pensar no que poderá acontecer mais à frente, se não. Conseguirmos passar esta fase. O facto de termos estado pela primeira vez no pote 2 ajudou-nos neste sorteio, mas isso também é fruto daquilo que temos vindo a fazer. Acredito que temos bastantes hipóteses de seguir em frente. No desporto, quando estamos em posição de outsiders temos sempre a ambição de conseguir surpreender, agora que estamos numa posição que nos permite acreditar que podemos lá chegar, não podemos perder esta oportunidade de ouro para o andebol feminino em Portugal.”

O líder da Seleção Nacional abordou ainda o facto de Portugal não ter conseguido a ordem de preferência quanto ao direito à organização do Torneio de Qualificação. “Infelizmente não temos tido a possibilidade de poder organizar esta fase de apuramento. Obviamente que tínhamos a ambição de jogar em Portugal, vamos ver se a Turquia se candidata ou não. Embora nunca saibamos como é que será a situação nessa altura nem que países estarão em melhor condição de receber a competição, em função do contexto que estamos a viver. Estamos num contexto de alguma incerteza, mas seja em que país for, temos condições de alcançar o apuramento para os playoffs. Está na hora de voltarmos a mostrar que o andebol feminino. Subiu muito nos últimos anos.”

Qualificação Europeia:

Grupo 1
Eslováquia
Ucrânia
Israel
Luxemburgo

Grupo 2
Macedónia do Norte
Islândia
Lituânia
Grécia

Grupo 3
Turquia
Portugal
Finlândia

Grupo 4
Áustria
Itália
Kosovo

Grupo 5
Bielorrússia
Suiça
Ilhas Faroé

Estas qualificações serão disputadas em concentração, entre 27 e 29 de Novembro ou 4 e 6 de Dezembro.
Recorde-se que um total de 32 equipas irão participar no Campeonato do Mundo, sendo que, destas, 14 podem ser Seleções Europeias, com Holanda (Campeã em Título) e Espanha (Organizadora) a estarem automaticamente qualificadas. Também as quatro melhores equipas do EHF Euro 2020, na Dinamarca/Noruega terão a sua presença assegurada.

Patrocinadores Institucionais