Senegal e Comité Olímpico Internacional adiam os Jogos Olímpicos da Juventude – Dakar 2022 a 2026

PUB

O acordo foi aprovado ontem pelo Conselho Executivo do Comité Olímpico Internacional (COI) e será submetido à sessão do COI para ratificação, sexta-feira, 17 de julho de 2020.

A proposta do Presidente Macky Sall foi bem recebida pelo Presidente do COI, Thomas Bach, na sequência de discussões aprofundadas sobre o assunto. Este adiamento satisfaz a exigência de responsabilidade e a preocupação de eficiência imposta pelas circunstâncias atuais.

O adiamento de Dakar 2022 permite ao COI, aos Comités Olímpicos Nacionais (CON) e às Federações Internacionais (FI) planear melhor as suas atividades, que foram fortemente afetadas pelo adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, pelos subsequentes adiamentos de grandes eventos desportivos internacionais, e pelas consequências operacionais e financeiras da crise global de saúde.

Ao mesmo tempo, permite ao Senegal prosseguir com os excelentes preparativos para os Jogos Olímpicos da Juventude. Os dois líderes, que elogiaram os progressos realizados até à data, renovaram conjuntamente a sua confiança no Presidente Mamadou Diagna Ndiaye, membro do COI no Senegal, e ambos continuam plenamente empenhados no grande sucesso destes Jogos Olímpicos da Juventude, o primeiro evento olímpico de sempre organizado em África.

O COI e o Senegal compreendem que esta notícia será decepcionante para muitos jovens atletas. Ambas as partes só podem apelar à sua compreensão. Este acordo resulta da grande escala dos desafios operacionais que o COI, os CON e os FI estão a enfrentar na sequência do adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Tendo isto em mente, o COI continuará a oferecer a todas as Associações Continentais do COI e do NOC o conteúdo integral dos programas educacionais dos Jogos Olímpicos da Juventude. Isto permitirá que os objetivos desta componente muito importante e muito apreciada dos YOG seja mantida através dos muitos eventos organizados entre agora e 2026, em particular durante os Jogos Continentais da Juventude.

“Este acordo amigável ilustra a confiança mútua entre o Senegal e o COI. Gostaria de expressar os meus sinceros agradecimentos ao Presidente Macky Sall, um grande amigo e apoiante do Movimento Olímpico, por esta relação excepcional de confiança e qualidade. Por todas estas razões, estou certo de que, juntos, organizaremos uns fantásticos Jogos Olímpicos da Juventude Dakar 2026 para o Senegal, todo o continente africano e todos os jovens atletas do mundo”, referiu o Presidente do COI, Thomas Bach.

“Gostaria de reiterar que o COI tem o meu total apoio à organização dos Jogos Olímpicos da Juventude, adiada para 2026. Aproveito esta oportunidade para reafirmar a minha confiança no Conselho Executivo e saudar o empenho das suas equipas, trabalhando lado a lado connosco, para fazer de Dakar 2026, o primeiro evento olímpico em África, uma ocasião de sucesso e memorável”, disse o Presidente Macky Sall.

Patrocinadores Institucionais