22.º Torneio de Viseu: FC Porto conquistou o troféu

PUB

Equipa portista venceu o Sporting CP no jogo decisivo da prova, que decorreu sob condições excecionais devido à pandemia.

O FC Porto foi o vencedor do 22.º Torneio de Viseu, após vencer o Sporting CP por 26-21 no último jogo da prova. A formação azul e branca apostou em Alfredo Quintana a titular – contrariamente ao que tinha acontecido no dia anterior – e o guarda-redes português mostrou serviço desde cedo, com 3 defesas nos primeiros 5 minutos de jogo. O marcador foi inaugurado pelo Sporting CP mas os dragões conseguiram consumar a reviravolta no resultado e só praticamente a meio da primeira parte é que a equipa de Rui Silva conseguiu recuperar a dianteira no marcador (5-6). O FC Porto ganhou força e com um parcial de 3-0 nos minutos finais da primeira parte conseguiu levar uma vantagem mais confortável para o intervalo (16-12). No início do segundo tempo o filme do jogo variou e aos 40 minutos a equipa de Magnus Andersson tinha apenas marcado dois golos, com o Sporting CP a conseguir encurtar distâncias e a chegar mesmo ao empate (18-18). Mas uma série de oportunidades desperdiçadas pelos leões – e aproveitadas pelo FC Porto – fizeram com que os azuis e brancos recuperassem a vantagem e não a deixassem fugir até ao final da partida. 26-21 no placard fizeram do FC Porto o vencedor do Torneio de Viseu, num jogo em que Frankis Carol foi o melhor marcador com 6 golos apontados. 

Umas horas antes, o Águas Santas Milaneza tinha vencido a Artística de Avanca BioRia, naquela que foi a única vitória no torneio para a equipa de José Silva, que não contou com Pedro Cruz na lista de convocados. O início do jogo ficou marcado por inúmeras falhas técnicas de ambos os lados e também por um equilíbrio. Perto do final da primeira parte o rendimento da equipa de Avanca caiu consideravelmente e após quase 10 minuto sem marcar, permitiu que o adversário alcançasse um parcial de 7-0, levando para o descanso uma vantagem de 5 golos (13-8). No segundo tempo o Águas Santas Milaneza segurou sempre a vantagem e esse período ficou marcado por várias bolas nos postes. A vitória da equipa maiata ficou fechada em 23-19, no entanto, o melhor marcador da partida foi André Sousa, com 7 golos apontados. 

O 22.º Torneio de Viseu decorreu sob condições excecionais, mas a organização conseguiu cumprir com as normas de segurança, fazendo desta edição um sucesso, pelas mais variadas razões. Na cerimónia de entrega de prémios estiveram presentes Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, António Marreiros, Presidente do Conselho de Arbitragem, também a Vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Viseu, Ermelinda Afonso, o Presidente da Associação de Andebol de Viseu, Joaquim Escada e Machado Matos, também da mesma instituição e Miguel Mendes, da Autoridade para a Prevenção da Violência no Desporto.

Patrocinadores Institucionais