EHF European Cup: Alavarium Love Tiles desloca-se a Espanha

PUB

Equipa portuguesa tem encontro marcado com a formação do KH-7 BM Granollers.

O sorteio da nova e reformulada competição, EHF European Cup, que decorreu esta terça-feira, em Viena, colocou os espanhóis do KH-7 BM Granollers no caminho do Alavarium Love Tiles. A formação orientada por Carlos Neiva terá, assim, uma curta deslocação até ao país vizinho para defrontar o sexto classificado da edição passada da Liga Guerreras Iberdrola.

O técnico português reconhece os argumentos do adversário mas admite tentar lutar de igual para igual. “É uma equipa forte, tem algumas atletas estrangeiras, nomeadamente uma lateral esquerda brasileira muito boa, contrataram também agora uma jogadora austríaca e é uma equipa que parece ter argumentos para criar muitas complicações na eliminatória. Além disso, o campeonato espanhol também é mais competitivo do que o português, de qualquer forma, iremos encarar os jogos como sempre o fizemos nos anos anteriores, para permitir que a equipa cresça, ganhe experiência, mas tentando sempre fazer os melhores resultados possíveis e lutar de igual para igual.”

Carlos Neiva acredita que o facto dos jogos frente ao KH-7 BM Granollers acontecer antes de qualquer jogo oficial pode ser uma vantagem na forma como a equipa irá encarar os desafios. “Serão dois jogos que iremos realizar antes de começar o nosso campeonato e teremos mais ou menos dez dias de preparação com as atletas depois destas regressarem do estágio Seleção Nacional. São situações que dificultarão o nosso trabalho, mas, como não nenhum jogo oficial até essa altura, permite-nos começar a trabalhar e a preparar esses dois jogos europeus com uma margem maior, o que não acontecia nos anos anteriores, porque já aconteciam dentro do nosso Campeonato. Os objetivos eram sempre internos e não podíamos concentrar-nos a 100% nas provas europeias, mas sim em dar experiência às atletas, agora será diferente.”

A EHF decidiu adoptar uma nova abordagem aos potes, que já tinha sido utilizada em julho para as rondas de qualificação da EHF European League, à qual recebeu uma resposta muito positiva, tanto dos clubes como dos jogadores. Em vez de dividir as equipas em apenas dois potes – como aconteceu nos anos anteriores – foram criadas duas zonas baseadas numa proximidade geográfica razoável para impedir que as equipas viajassem para o lado oposto do continente e também para reduzir possíveis restrições de viagem causadas pela pandemia de Covid-19. No sorteio houve dois potes em cada zona e a regra de proteção do país não será aplicada.

Os jogos da primeira mão serão disputados a 10/11 de Outubro e a segunda mão, uma semana mais tarde, a 17/18 de Outubro. Os vencedores da segunda ronda irão juntar-se às 23 equipas que já se encontram na terceira ronda, em Novembro.

EHF European Cup – Ronda 2
Zona 1

Rocasa Gran Canaria (ESP) – Westfriesland SEW (NED)
Rincon Fertilidad Málaga (ESP) – Valur (ISL)
SPONO Eagles (SUI) – DHB Rotweiss Thun (SUI)
Alavarium Love Tiles (POR) – KH-7 BM Granollers (ESP)

Patrocinadores Institucionais