Mundial 2021: Argélia, Islândia e Marrocos no caminho de Portugal

PUB

Decorreu hoje, nas Pirâmides de Gizé, no Egipto, o Sorteio do Campeonato do Mundo de 2021, que terá lugar entre 13 e 31 de janeiro do próximo ano.

A sorte ditou que, após 18 anos, a Armada Lusa irá defrontar duas formações africanas, e pela terceira vez, em 2021, a turma islândesa, contra a qual Portugal já disputará uma vaga no Campeonato da Europa de 2022.

Paulo Pereira, Selecionador Nacional, mantém as ambições que tinha referido pré-sorteio, “Tal como tínhamos dito antes do sorteio, vamos manter a nossa intenção de, uma vez mais, solidificar a evolução que temos tido nos últimos anos, nesta competição. Para o conseguirmos, temos que ser mais constantes e este Campeonato do Mundo é uma oportunidade para mostrar esta constância e solidez. Sobre o sorteio em si, sabemos que será um Mundial difícil mas também sabemos que temos que respeitar, para além dos nossos adversários, o nosso potencial. E se o fizermos, conseguiremos fazer história neste Mundial. Enfrentar a Islândia pode ter vantagens e desvantagens, já que os iremos defrontar, no dia 6 e 9 de janeiro e passado poucos dias, voltaremos a jogar para o Mundial. A Argélia é treinada por um excelente técnico e foi, recentemente, Campeã Africana, é uma seleção com a qual temos que cuidar do nosso rendimento. São seleções de um nível médio alto, assim como Marrocos, portanto temos que ter um compromisso absoluto contra todas as equipas. O estilo de jogo e forma de jogar destas equipas, está já mais europeu, e estas são capazes do melhor e do menos bom, teremos que ter cuidados especiais nestes jogos. Temos toda a capacidade de fazer uma excelente prova, esperamos contar com o apoio dos portugueses, tal como tivemos no Europeu. A partir de agora temos um objetivo concreto, com o qual vamos colocar as mãos à obra. Mais do que nunca, o limite somos nós.” rematou o timoneiro das Quinas.

Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, abordou este sorteio com ambição “Já há 18 anos que não participávamos num Mundial e vamos ao Egito com a mesma determinação de sempre. Se “o céu é o limite” nós queremos lá estar. A Seleção de Portugal tem feito um percurso notável e esta presença é mais um passo naquilo que queremos para futuro, ou seja, ter presenças regulares nas fases finais dos grandes eventos. Temos uma grande confiança neste grupo que já deu grandes alegrias a Portugal.”

Campeonato do Mundo de 2021
Grupos

Grupo A
– Alemanha
– Hungria
– Uruguai
– Cabo Verde

Grupo B
– Espanha
– Tunísia
– Brasil
– Polónia

Grupo C
– Croácia
– Qatar
– Japão
– Angola

Grupo D
– Dinamarca
– Argentina
– Bahrain
– República Democrática do Congo

Grupo E
– Noruega
– Áustria
– França
– NACHC

Grupo F
– Portugal
– Argélia
– Islândia
– Marrocos

Grupo G
– Suécia
– Egipto
– República Checa
– SCAHC

Grupo H
– Eslovénia
– Bielorússia
– Coreia do Sul
– Rússia

Será a primeira vez que um Campeonato do Mundo contará com 32 equipas, 30 das quais já estão confirmadas e nos respetivos grupos, faltando apenas os vencedores do Torneio de Qualificação da Confederação de Andebol da América do Sul e Central (SCAHC) e da América do Norte e das Caraíbas (NCAHC).

As três primeiras equipas de cada grupo (24 no total) irão avançar para a Main Round, com a equipa de baixo em cada grupo (8) a passar para a President’s Cup. As 24 equipas da ronda principal serão divididas em quatro grupos de seis equipas cada, com as duas primeiras de cada grupo a avançarem para os quartos-de-final, antes das meias-finais e final.

O Campeonato Mundial de Homens da IHF terá lugar no Egipto de 13 a 31 de Janeiro de 2021, em quatro locais, no Indoor Hall do Estádio do Cairo, no The New Administrative Capital Hall, no The 6th of October Hall e no The Borg El Arab Hall.

Para mais informações sobre o Mundial visite o website do Campeonato do Mundo da IHF de 2021.

Patrocinadores Institucionais