Sorteio do Mundial 2021: Selecionador Nacional aponta ao pódio

PUB

Paulo Pereira acredita que Portugal tem condições para voltar a fazer história e conquistar uma medalha na prova.

A Seleção Lusa regressa a um Mundial 18 anos após a última participação, que ocorreu na edição realizada em Portugal, em 2003 e irá conhecer os adversários no próximo sábado, dia 5 de Setembro de 2020, no Planalto das Pirâmides de Gizé, pelas 18:00 horas.

Na antevisão ao sorteio, o Selecionador Nacional, Paulo Pereira desvaloriza um pensamento prévio acentuado sobre quem poderão ser os oponentes de Portugal. “Em sorteios nunca espero nada, nem faço qualquer tipo de prognóstico. Só posso aguardar pacientemente pela sorte que o sorteio ditar e começar a trabalhar a partir daí, embora saibamos que há sempre diferentes possibilidades. Mas, sinceramente, nunca perco tempo a pensar nos sorteios. Já sabemos que estamos no Pote 1, que há equipas fortes no Pote 3 e aquilo que tiver que acontecer, acontecerá. Os nossos objetivos não se vão alterar mediante o desfecho do sorteio.” – afirmou.

O facto de Portugal estar colocado no Pote 1 dá um certo conforto ao líder da Seleção Nacional, que garante que há uma razão para isso acontecer. “É sempre melhor estar no Pote 1 do que no último mas trabalhámos para que isso tivesse acontecido. Oxalá consigamos manter aquele registo que tivemos no Europeu e na Qualificação para o mesmo e, se assim for, vamos conseguir fazer uma boa prova, certamente.” – reforça.

Após 18 anos desde a última participação portuguesa num Campeonato do Mundo, a oportunidade voltou a chegar e Paulo Pereira não esconde que existe uma ligeira pressão nas pretensões do grupo de trabalho. “Há sempre uma pressão, mas é positiva. Se não for uma pressão positiva nós não servimos para isto. Queremos andar sempre lá em cima e queremos objetivos difíceis porque, caso contrário, não valeria a pena ir ao sorteio, sequer. A partir do momento em que entrámos nisto, vamos tratar de fazer todos os possíveis para – quer em outras Qualificações, Mundiais ou Europeus – nos mantermos lá e fazer com que as equipas nos respeitem cada vez mais. Temos que validar e solidificar este crescimento que tem acontecido nos últimos anos e que é tão importante para o andebol português.” – atirou.

Quanto aos objetivos, o Selecionador Nacional mostra-se ambicioso e promete trabalho. “O objetivo que temos para este Mundial é atingir o pódio. Para muitos poderá ser uma loucura mas nós acreditamos que é possível, pelo menos, propormo-nos a essa meta, e vamos persegui-la. Sabemos que é muito difícil, mas também sabemos que podemos. Misturamos as duas coisas e é quase obrigatório dizer que esse é o objetivo principal. O melhor resultado de sempre de Portugal em Mundiais foi um 12.º lugar, em 2003, e se – no Europeu passado – colocámos como objetivo melhorar o 7.º lugar de 2000, seria muito redutor dizer que queremos apenas superar o melhor resultado de sempre em Campeonatos do Mundo.” – salientou.

Os longos meses de paragem nas competições e nos trabalhos, provocados pela pandemia, poderão afetar a preparação das Seleções para esta competição. No entanto, Paulo Pereira acredita que o grupo vai reagir bem às adversidades. “Se não houver grandes problemas em termos de lesões, porque o risco é maior para todos, neste momento, o Mundial em si não me preocupa porque vamos ter algum tempo para preparar essa competição. Já não trabalhamos juntos há cerca de nove meses é sempre uma incógnita saber como é que vamos voltar. Acredito que vamos reagir bem.” – rematou.

Será a primeira vez que um Campeonato do Mundo contará com 32 equipas, 30 das quais já estão confirmadas, faltando apenas os vencedores do Torneio de Qualificação da Confederação de Andebol da América do Sul e Central (SCAHC) e da América do Norte e das Caraíbas (NCAHC).

As 32 equipas serão inicialmente distribuídas por oito grupos preliminares, com quatro equipas cada. As três primeiras equipas de cada grupo (24 no total) irão então avançar para a Main Round, com a equipa de baixo em cada grupo (8) a passar para a President’s Cup. As 24 equipas da ronda principal serão divididas em quatro grupos de seis equipas cada, com as duas primeiras de cada grupo a avançarem para os quartos-de-final, antes das meias-finais e final.

Procedimento do Sorteio

No sorteio, quatro potes – numerados 1, 2, 3 e 4 – contarão com oito equipas cada um:

Pote 1: Dinamarca (DEN), Espanha (ESP), Croácia (CRO), Noruega (NOR), Eslovénia (SLO), Alemanha (GER), Portugal (POR), Suécia (SWE)

Pote 2: Egipto (EGY), Argentina (ARG), Áustria (AUT), Hungria (HUN), Tunísia (TUN), Argélia (ALG), Qatar (QAT), Bielorússia (BLR)

Pote 3: Islândia (ISL), Brasil (BRA), Uruguai (URU), República Checa (CZE), França (FRA), República da Coreia (KOR), Japão (JPN), Bahrein (BRN)

Pote 4: Angola (ANG), Cabo Verde (CPV), Marrocos (MAR), SCAHC 4, RD Congo (COD), Polónia (POL), NACHC 1, Rússia (RUS)

Uma equipa do pote 1, pote 2, pote 3 e pote 4 será sorteada para cada um dos oito grupos preliminares, começando com as equipas do pote 4 a serem sorteadas para a fila 4, seguindo-se o pote 3 para a fila 3 e depois o pote 1 para a fila 1.

Uma vez concluída esta parte do sorteio, o Egipto, que está no pote 2 e na fila 2, terá então o direito, como anfitrião, de escolher um grupo. Depois de o Egipto ter decidido em que grupo quer figurar, as restantes sete nações são então sorteadas, completando o sorteio.

O evento do sorteio será transmitido em directo no canal da Federação Internacional de Andebol no YouTube.

O Campeonato Mundial de Homens da IHF terá lugar no Egipto de 13 a 31 de Janeiro de 2021, em quatro locais, no Indoor Hall do Estádio do Cairo, no The New Administrative Capital Hall, no The 6th of October Hall e no The Borg El Arab Hall.

Para mais informações sobre o Mundial visite o website do Campeonato do Mundo da IHF de 2021.

Patrocinadores Institucionais