Três equipas lutam por duas vagas no Campeonato 1ª Divisão Feminina

PUB

Começa amanhã a Prova de Apuramento ao Campeonato 1ª Divisão Feminina, leia aqui, a opinião dos treinadores.

De 25 a 27 de setembro, a Nazaré irá receber a Prova de Acesso ao Campeonato 1ª Divisão Feminina, que coloca frente a frente AD Academia de Andebol de São Pedro do Sul, NAAL Passos Manuel e ND Santa Joana Maia, e que estarão a um passo do principal campeonato de andebol feminino em Portugal.

Carlos Pires, técnico da AD Academia de Andebol de São Pedro do Sul, refere que apesar do nascimento recente do clube a ambição é muito grande “Expectativas são as melhores possíveis, sabemos que vamos encontrar oponentes valorosos, que se prepararam bem, mas também sabemos do nosso valor e acreditamos que seremos capazes de lutar por algo que queremos muito. As principais dificuldades vem do valor dos adversários, da sua qualidade. Obviamente que os tempos que vivemos são outros, com novas realidades, com constantes adaptações de quem não é profissional e vive o dia a dia com diferentes redes de contactos. Infelizmente, por um lado, fomos obrigados a interromper os treinos algumas vezes, como medida de precaução, mas, por outro lado, ainda bem que o fizemos, uma vez que não tivemos nenhum caso até ao momento. Penso que fizemos uma boa preparação, com todo o grupo ficado e motivado, ambicioso e consciente das suas qualidades e dificuldades. Tivemos oportunidade de realizar alguns jogos que nos deram bons indicadores e nos deixaram prontos para competir. Subir à primeira divisão teria um significado tremendo para um clube com 9 anos de existência e equipa sénior há 4 anos. São Pedro do Sul tem acarinhado o andebol, com diversas iniciativas e ter a possibilidade de premiar as suas gentes e responsáveis com esta ascensão ao escalão máximo da modalidade seria um feito enorme. Ver premiado um trabalho que foi iniciado precisamente com este grupo de nascido em 1999 e 2000, com os primeiros passos na modalidade a serem dados em 2012 no desporto escolar seria inacreditável. É para isso que vamos lutar e entregar-nos de corpo e alma.”

Também Sérgio Marques, treinador do NAAL Passos Manuel, realça o apoio de todos nesta caminhada “Quando se entra numa competição seja ela qual for, não interessa o formato, não interessa contra quem é, não interessa se é justa, não interessa se é difícil ou fácil, para nós só existe um objetivo GANHAR, por isso é essa a nossa expetativa. As dificuldades são as normais de uma competição em que duas equipas em três atingem o objetivo, num formato em que esperamos jogos equilibrados e intensos, mas estamos prontos. Treinando, treinando e depois treinando não conhecemos outra forma de nos prepararmos para as dificuldades. Um dos aspetos mais importantes numa equipa que pretende atingir o sucesso é acreditar no que faz, como o faz e porque o faz e nós todos no Passos acreditamos. A importância é podermos vir a jogar com as melhores, porque vai-nos tornar mais fortes individualmente e coletivamente, porque as dificuldades irão aumentar e este tem que ser o caminho porque queremos enfrentar novos desafios e queremos que as jogadoras, os dirigentes, nós técnicos e todo o clube desenvolvamos potencial ainda não utilizado porque quando conseguimos tocar no nosso limite ele deixou de ser esse. Nada deste trabalho seria possível sem o empenho , a paixão, a responsabilidade e o foco que todas as jogadoras e dirigentes têm tido, com o apoio incondicional das suas famílias. Para todos eles um ENORME OBRIGADO.”

As expetativas mantém-se para Nuno Baptista, técnico do ND Santa Joana Maia, “São as melhores possíveis, há muito que esperamos esta competição, e toda a equipa está ansiosa para dar início aos jogos. É muito bom poder estar na bonita Nazaré, à procura deste sonho. Esperamos muitas dificuldades, vamos encontrar mais duas equipas que tem as mesmas ambições que nós e que se prepararam para o mesmo objetivo, e que tem bastante qualidade, o que só irá valorizar a competição. Infelizmente e pelos piores motivos, tivemos muito tempo para preparar estes jogos, embora não nas melhores condições, mas fizemos durante todo este período o nosso melhor, as atletas foram inexcedíveis em tudo que lhes foi exigido. Estamos preparados. Para o clube, esta possível subida é o culminar de 3 anos de trabalho, onde o clube se estruturou quer em termos desportivos, quer na sua estrutura enquanto clube para poder estar a altura de uma competição como a 1a divisão. Tal como a equipa, o clube esta também preparado para este salto. Aproveito para desejar a todas as equipas um fim de semana competitivo de alto nível, e que ganhem os melhores.”

Todos os jogos terão transmissão na andeboltv.

Calendário:
25.09.2020, 20h00 – AD Academia de Andebol de São Pedro do Sul : ND Santa Joana Maia – andeboltv
26.09.2020, 18h00 – NAAL Passos Manuel : AD Academia de Andebol de São Pedro do Sul – andeboltv
27.09.2020, 17h00 – ND Santa Joana Maia : NAAL Passos Manuel – andeboltv

Patrocinadores Institucionais