EHF Euro 2028: Portugal e Espanha enviam carta de intenção de organização

PUB

Os dois países da península ibérica enviaram uma pré-candidatura à Federação Europeia de Andebol (EHF) para a organização do EHF Euro 2028.

O interesse em acolher os eventos EHF EUROs masculinos e femininos atingiu novos patamares, já que 14 federações nacionais manifestaram o seu interesse em acolher os eventos em 2026 e 2028. Foram recebidas cartas de intenção de todos os cantos do continente para acolher os quatro torneios, tendo várias nações manifestado um interesse conjunto em acolher o evento emblemático para as equipas nacionais da Europa, como é o caso de Portugal e Espanha.

Para o presidente da Federação de Andebol de Portugal, Miguel Laranjeiro “esta manifestação de intenção para a realização do EHF Euro 2028, conjuntamente com Espanha, é o culminar de um percurso de trabalho e ambição. Trabalho de muitos anos em que vimos o andebol crescer em Portugal e de ambição em querer fazer sempre melhor. Neste momento estamos a falar apenas de uma manifestação de interesse, mas quando entramos num projeto é para o conquistar e com toda a comunidade do Andebol. Será um trabalho de equipa para o qual contamos com o apoio e participação de todos.” – realçou o Presidente.

Na sequência desta manifestação de interesse, serão enviados documentos de licitação a todas as federações envolvidas. Os formulários e documentos de candidatura serão enviados às federações interessadas até 1 de Novembro. Até 1 de Maio de 2021, os pedidos devem ser apresentados à EHF. Em Junho de 2021, o Executivo da EHF aprovará os pedidos. As inspeções no local terão lugar entre Junho e Setembro de 2021, com outras avaliações a terem lugar em Setembro de 2021. A atribuição da EHF EUROs 2026 e 2028 terá lugar numa Conferência Extraordinária EHF em Novembro de 2021 para coincidir com o aniversário de 30 anos da Federação Europeia de Andebol.

Como parte do processo, todas as federações tiveram o direito de enviar cartas de intenção ou de se tornarem parte de uma proposta conjunta. “Estes números provam mais uma vez que este evento continua a ser o evento mais procurado pelas equipas nacionais no nosso desporto e mostra que o desenvolvimento do andebol continua a crescer. Após um interesse igualmente significativo no processo de licitação do EHF Men’s EURO 2024, que será organizado na Alemanha e do EHF Women’s EURO 2024, que será disputado na Hungria, Áustria e Suíça, estamos agora ansiosos por olhar para a fase seguinte do processo para 2026 e 2028” – afirmou Michael Wiederer, Presidente da EHF.

O sucesso do Men’s EHF EURO 2020 em Janeiro – que viu um recorde de 500.000 espectadores verem dentro de arenas e mais milhões na televisão e online – realçou ainda mais a importância de acolher um EHF EURO.

Men’s EHF EURO 2026 (15 de Janeiro – 1 de Fevereiro)

Bielorrússia/Lituânia/Polónia
Croácia
França
Noruega/Dinamarca
Suíça
Suécia

EHF EURO 2028 (13 de Janeiro – 30 de Janeiro)

Bélgica
Croácia
Estónia
França
Noruega/Dinamarca
Portugal/Espanha
Suíça
Suécia

Patrocinadores Institucionais