EHF Qualifiers 2022: Portugal segue imbatível no Grupo 4

PUB

Portugal carimbou, hoje, uma vitória frente à Lituânia, em Vilnius, por 26:34 , fazendo assim o pleno de vitórias, na primeira e segunda rondas do Grupo.

No sete inicial estiveram Alfredo Quintana, Diogo Branquinho, André Gomes, Alexis Borges, Daymaro Salina, Gilberto Duarte e António Areia, com a Lituânia a começar o ataque e Malasinskas a falhar na conversão de um livre de sete metros e André Gomes a concretizar de seguida o primeiro golo para a formação das Quinas. Mas rapidamente a Lituânia estabeleceu a igualdade e, Portugal acabou por passar para a frente por Daymaro Salina, vencendo aos 10 minutos, por 3:7. Cinco minutos mais tarde, a formação lituana conseguiu reduzir para um golo de diferença (8:9) passada para dois segundos mais tarde, levando Paulo Pereira a pedir time-out. Miguel Martins volta a ampliar a contagem, aos 21 minutos de jogo, e João Ferraz a aumentar a contagem após defesa de Alfredo Quintana. Os Heróis do Mar seguiram no comando do encontro até ao final do primeiro tempo, com 14:18 no placard.

No segundo tempo, Alfredo Quintana brilhou na baliza lusa, dificultando o ataque da Lituânia, no entanto, Portugal teve algumas dificuldades em concretizar, e acabou por ampliar a vantagem gradualmente, vencedo por 10 golos, já dentro dos últimos 15 minutos, forçando o time-out da equipa adversária. A Lituânia ainda tentou alterar o rumo do encontro mas só deu Portugal, que acabou o encontro com uma vitória por 26:34. Pedro Portela foi o melhor marcador do encontro, com 5 golos, e Alfredo Quintana recebeu o prémio de melhor jogador do encontro.

Paulo Pereira, Selecionador Nacional, fez o balanço deste encontro “Antes de mais, gostaríamos de dedicar esta vitória ao Tiago Rocha e à memória do seu pai, falámos sobre isto antes do jogo e achámos que o Tiago merece esta vitória. Quanto ao jogo, embora se viva melhor sem comparações, se olharmos ao jogo que fizemos aqui há dois anos atrás creio que estamos no bom caminho. O nosso propósito, neste momento, é continuar a construir esta equipa para alcançar coisas grandes, sentimos que é possível e vamos continuar a fazê-lo. Parabéns aos atletas que se adaptaram muito bem ao que lhes foi pedido no plano de jogo.” – rematou o Selecionador Nacional.

Alfredo Quintana, guardião da formação nacional e o melhor jogador em campo, afirmou “Senti que tínhamos que descolar no marcador e pedi aos meus colegas para ajudarem na defesa e juntos conseguimos ampliar a diferença. Todos contribuíram para este resultado, somos uma equipa e o objetivo é sermos todos um grão de areia para atingirmos os objetivos. Foram importantes estas duas vitórias e agora só temos que continuar com a nossa mentalidade, sermos humildes e não perdermos o foco, que é estarmos no EHF Euro 2022.” – realçou.

De fora deste jogo ficaram Manuel Gaspar e Salvador Salvador.

Qualificação EHF Euro 2022
04/11/2020 – Portugal : Israel, 31:22 (14:12)
08/11/2020 – Lituânia : Portugal, 26:34 (14:18)

Patrocinadores Institucionais