Andebol de Praia nos Jogos Olímpicos Europeus

PUB

Modalidade será incluída, de forma inédita, no evento que decorrerá na Polónia, em 2023.

A Federação Europeia de Andebol de Praia (EHF) anunciou esta segunda-feira que o Andebol de Praia estará incluído, de forma inédita, nos Jogos Olímpicos Europeus (JOE) na Polónia em 2023. Após uma ronda de negociações bem sucedida para a inclusão da modalidade nos JOE, o Presidente da EHF, Michael Wiederer, e o Presidente interino do Comité Olímpico Europeu, Niels Nygaard, assinaram o acordo na reunião do Comité Executivo da EHF durante o fim-de-semana. Isto quer dizer que o Andebol de Praia irá alinhar como disciplina nos Jogos Olímpicos Europeus, que decorrerão entre 21 de Junho e 2 de Julho de 2023, em Cracóvia-Małopolska, Polónia.

O Presidente da EHF, em declarações ao site oficial da instituição, revelou estar “encantado por ver a inclusão do Andebol de Praia nos Jogos Europeus confirmada para 2023”, e que este é “um grande passo, não só para que o Andebol de Praia faça parte da família olímpica a nível sénior, mas também para o desenvolvimento contínuo do desporto”. Michael Wiederer finalizou dizendo que “à luz do grande sucesso que a IHF teve com o Andebol de Praia nos Jogos Olímpicos de Verão da Juventude, em Buenos Aires, há dois anos, continuamos com o nosso sonho de fazer desta modalidade um desporto olímpico”.

O Presidente interino do Comité Olímpico Europeu, Niels Nygaard, salientou que com mais desportos agora acrescentados ao programa, o COE está, realmente, a reunir uma oferta variada e inovadora para os melhores atletas da Europa durante o Verão de 2023. As duas instituições têm também vindo a trabalhar em conjunto no projecto do Festival Olímpico Europeu da Juventude, onde o andebol já é uma parte estável do programa desde 1997.

Mário Bernardes, Coordenador da Andebol de Praia Nacional, mostrou-se muito satisfeito: “Excelente notícia para o Andebol de Praia e facto demonstrativo do crescimento e reconhecimento por esta vertente do Andebol. Parabéns à Federação Europeia pela conquista. Para Portugal é mais um grande desafio e um grande objetivo. Depois do sucesso alcançado nos Jogos Olímpicos da Juventude em 2018 é um orgulho que o Andebol de Praia faça parte da família Olímpica também em seniores. Queremos estar em Cracóvia em 2023 e mais uma vez honrar a nossa Bandeira.”

Patrocinadores Institucionais