Noruega vence Women’s EHF Euro 2020

Norueguesas garantem o seu oitavo título com uma emocionante vitória de 22:20 sobre França.

A Noruega resistiu a uma luta espirituosa da campeã França para vencer o Women’s EHF EURO 2020 numa final emocionante em Herning. Tendo liderado por cinco golos no início do segundo tempo, a Noruega procurou registar uma vitória confortável, apenas para a França – as vencedoras de 2018 – recuar e assumir a liderança com apenas sete minutos para se jogar. No entanto, numa final muito disputada, foi a equipa de Thorir Hergeirsson que encontrou força extra nos últimos cinco minutos, marcando quatro dos cinco golos finais para levantar o troféu. A vitória por 22:20 garantiu a 12ª medalha da Noruega na história da competição e a sua sétima medalha de ouro nas últimas nove edições. Hergeirsson, técnico da formação norueguesa disse, encantado: “Estou muito orgulhoso e feliz. Estou orgulhoso da equipa, das jogadoras, de todo o pessoal, tem sido um torneio fantástico. Chegámos à Dinamarca há quatro semanas, todos trabalharam arduamente, foram dedicados e tentaram ganhar a medalha de ouro. Era crucial que pudessemos mudar o nosso jogo, como contra a Dinamarca ou a França, mostrámos espírito de equipa e concentração. Foi uma das melhores vitórias que alguma vez tivemos”. A derrota foi dura para as francesas, que recuperaram no segundo tempo, mas tiveram de se contentar com uma medalha de prata dois anos depois de terem ganho o título na sua casa. O treinador principal de França, Olivier Krumbholz, disse: “É uma decepção, mas não uma grande decepção, porque ganhámos a medalha de prata e eu estou muito orgulhoso. A nossa primeira metade foi má no ataque e na defesa, mas depois de termos mudado a defesa na segunda metade, tudo parecia perfeito. Tivemos alguns problemas no nosso tiroteio, falhámos muitos golos e é quase impossível vencer a Noruega com uma eficiência tão baixa”.

Dupla de arbitragem representou Portugal no Women’s EHF Euro 2020

Vânia e Marta Sá, árbitras internacionais portuguesas, representaram as cores lusas em diversos encontros, nomeadamente três jogos da fase preliminar, dois encontros da ronda principal e ainda, a atribuição do 5º e 6º lugar, entre Rússia e Países Baixos.

Marta e Vânia Sá – EHF Euro 2020

Bronze histórico para a Croácia

No jogo da medalha de bronze, a Croácia garantiu o terceiro lugar e a sua primeira medalha de sempre num EHF EURO depois de ter vencido a anfitriã Dinamarca. A equipa de Nenad Sostaric demonstrou-se demasiado forte para a Dinamarca, vencendo 25:19 para garantir o bronze – a sua primeira medalha de sempre num grande campeonato internacional. O treinador da Croácia, Sostaric, afirmou: “Estamos extremamente, extremamente felizes. Passámos o último mês juntos, nas circunstâncias deste Covid-19 e estando todo o tempo juntos no hotel. Isto é algo que ficará como uma das mais belas recordações das nossas vidas”.

A equipa All-Star EHF Euro 2020 foi revelada no domingo após mais de 30.000 votos em ehf-euro.com. Seis nações estão representadas na equipa, que inclui três das vencedoras do título Noruega, Camilla Herrem, Stine Oftedal e Nora Mørk – esta última também a melhor marcadora do torneio com 52 golos. A francesa Estelle Nze Minko foi nomeada como a Jogadora Mais Valiosa do Torneio, enquanto que a dinamarquesa Haugsted foi eleita a Melhor Defensora.

Equipa All-Star EHF Euro 2020

Guarda-redes: Sandra Toft (DEN)
Ponta Esquerda: Camilla Herrem (NOR)
Lateral Esquerda: Vladlena Bobrovnikova (RUS)
Central: Stine Oftedal (NOR)
Pivô: Ana Debelic (CRO)
Lateral Direita: Nora Mørk (NOR)
Ponta Direita: Jovanka Radicevic (MNE)
Melhor Defensora: Linha Haugsted (DEN)
MVP: Estelle Nze Minko (FRA)

Patrocinadores Institucionais