Velux EHF Final4 2020: FC Barcelona de Luís Frade e THW Kiel na Final

PUB

Formação espanhola venceu Paris Saint-Germain, em Colónia; Emblema alemão é o segundo finalista após derrotar Telekom Veszprém HC, no prolongamento.

Naquela que foi, certamente, a Final4 mais atípica de sempre, devido à pandemia, a imponente Lanxess-Arena esteve vazia para acolher os confrontos FC Barcelona x Paris Saint-Germain e THW Kiel x Telekom Veszprém HC, cujos vencedores garantiram um lugar na grande final EHF Champions League 2020, desta terça-feira. No primeiro embate do dia, o emblema blaugrana, onde atua o português Luís Frade, foi o primeiro a qualificar-se após derrotar os franceses, num jogo com rótulo de final antecipada. O Paris Saint-Germain esteve na frente da partida até aos 17 minutos, altura em que o adversário consumou a reviravolta, segurando a vantagem até a final da partida. Luís Frade somou poucos minutos no encontro e entrou pela primeira vez a meio do primeiro tempo, curiosamente, na altura em que o conjunto espanhol virou o resultado. O jogo teve como protagonistas, para além de Dylan Nahi – melhor marcador com nove golos -, os dois guarda-redes (Vincent Gerard e Kevin Møller) que protagonizam 14 defesas cada. Ao intervalo, 18-14 favorável ao FC Barcelona, que acabou por vencer a partida por 37-32. O índice de erros ofensivos do Paris Saint-Germain – clube com o maior orçamento do mundo – foi mais um do fatores que contribuiu para a derrota parisiense, que não consegue alcançar a Final da EHF Champions League, tal como aconteceu em 2016 e 2018. Por outro lado, o conjunto catalão vai participar na 14ª Final da sua história, das quais venceu nove.

Mais tarde, foi a vez dos alemães do THW Kiel vencerem o Telekom Veszprém HC e garantirem a segunda vaga para a Final da EHF Champions League, mas apenas no prolongamento. A formação orientada pelo antigo jogador Filip Jícha, contrariou o favoritismo e dominou o jogo durante toda a primeira parte, arrancando com um parcial de 2-0, e terminando os primeiros 30 minutos com uma vantagem folgada de 5 golos (18:13). O melhor que a formação húngara conseguiu durante o primeiro período foi chegar ao empate por três vezes e demonstrou muitas dificuldades em discutir o jogo de igual para igual, devido a 11 falhas técnicas e também à pouca eficácia no ataque, permitindo ao guarda-redes contrário – Niklas Landin – contabilizar 35% no capítulo das defesas. No reatar da partida, a resposta do Telekom Veszprém HC chegou em força e em 15 minutos, a formação húngara conseguiu reverter a desvantagem e alcançar o empate a 24 golos. Pouco depois, a equipa alemã sentiu a pressão e deixou que o adversário revertesse o marcador, pelo ponta direita Gasper Marguc. Um dos principais responsáveis pela impressionante remontada do conjunto da Hungria, foi o guardião Rodrigo Corrales. A 10 minutos do final, o THW Kiel já perdia por três golos de diferença mas conseguiu encontrar forças para voltar à carga e, para alívio dos germânicos, alcançar o empate no final dos 60 minutos. Após prolongamento, foi mesmo o THW Kiel a mostrar mais eficácia e a assumir-se como o segundo finalista da competição, pela oitava vez, vencendo por 36:35.

Final4 2020
28.12.2020 – 17h00 – FC Barcelona x Paris Saint-Germain, 37:32 (18:14)
28.12.2020 – 19h30 – THW Kiel x Telekom Veszprém HC, 36:35 após prolongamento29:29 (18:13)

Final
29.12.2020 – 19h30 – FC Barcelona x THW Kiel

3º e 4º Lugar
29.12.2020 – 17h00 – Paris Saint-Germain x Telekom Veszprém HC

Patrocinadores Institucionais