Campeonato 1ª Divisão Feminina: Maiastars mais perto do terceiro lugar

PUB

Emblema maiato recebeu e venceu ARC Alpendorada e consolidou a quarta posição, ficando apenas a um ponto da Juvelis; Colégio de Gaia Toyota subiu três posições na tabela após triunfo.

Para o primeiro jogo de 2021 do Campeonato 1ª Divisão Feminina, os adeptos da modalidade não podiam ter pedido melhor. No Pavilhão Municipal da Maia, emoção é a melhor palavra para definir a vitória do Maiastars frente à ARC Alpendorada, que terminou com 26-25 no placard. Neste que foi o sexto jogo para a equipa da casa e apenas o quatro para o conjunto visitante, foram as forasteiras a entrar melhor e a aproveitar as falhas técnicas do Maiastars para estabelecer, dentro dos primeiros cinco minutos, uma vantagem de 0-3. A equipa orientada por Alexandre Monteiro foi conseguindo liderar o marcador, mas apenas até aos 13 minutos, altura em que Ana Silva assinou o empate a cinco golos. A ponta direita do Maiastars acabaria por se afirmar, de forma bem destacada, como a melhor marcadora do encontro com 13 golos apontados. Depois da igualdade, a equipa da casa continuou a mostrar mais capacidade ofensiva e aos 17 minutos, o marcador registava 8-5, com a argelina Souad Feraoune a finalizar um parcial de 5-0. Ao intervalo, o conjunto da Maia vencia por 13-10 mas oito minutos após o recomeço a ARC Alpendorada aproveitou da melhor forma uma série de falhas técnicas do adversário para regressar à luta por um resultado positivo, alcançando o empate a 16 golos. As comandadas de Paulo Costa, novo treinador do Maiastars, continuaram a cometer erros no ataque, o que custou caro já que aos 43 minutos a guarda-redes Rita Guimarães apontou, de baliza a baliza, o golo que colocava a ARC Alpendorada na frente, algo que já não acontecia desde os minutos iniciais da primeira parte. Mais tarde, a vantagem chegou a ser ser três golos mas a equipa visitante acabou por não conseguir segurar a liderança, permitindo que o Maiastars revertesse, mais uma vez, o resultado e não deixasse fugir os três pontos, com a ajuda da guardiã Valeriia Gorelova. Com este triunfo, fechado 26-25, a equipa maiata reforça o 4º lugar e fica a apenas um ponto de chegar ao top-3; já a ARC Alpendorada permanece na 10ª posição, agora com seis pontos.

Mais tarde, em Vila Nova de Gaia, o Colégio de Gaia Toyota somou um triunfo importante diante do SIR 1º Maio/ADA CJB e subiu três posições na tabela, deixando o 8º lugar e alcançando o 4º posto atrás, precisamente, do Maiastars. O jogo revelou-se muito equilibrado desde o início, prova disso foi o empate a 10 golos registado ao intervalo. A equipa da casa só conseguiu ter algum conforto na reta final da partida, acabando por conseguir fixar o resultado em 24-20, e somar a segunda vitória consecutiva no Campeonato 1ª Divisão Feminina. O SIR 1º Maio/ADA CJB mantém-se na 11ª posição ao sofrer a terceira derrota em quatro jogos realizados. Apesar do desaire da sua equipa, Neuza Valente apontou sete golos e afirmou-se como a melhor marcadora do encontro.

3ª Jornada
09.01.2021 – 17h00 – Colégio Gaia Toyota x SIR 1º Maio/ADA CJB, 24:20 (10:10)

5ª Jornada
09.01.2021 – 11h30 – Maiastars x ARC Alpendorada, 26:25 (13:10)

Patrocinadores Institucionais