IHF World Championship 2021: Estreia de sonho para Portugal

PUB

No regresso ao Campeonato do Mundo, 18 anos depois, a Seleção Nacional estreou-se com uma vitória frente à Islândia, no Egito.

Foi a estreia que todos os portugueses desejavam no regresso ao IHF World Championship, com Portugal a vencer a Islândia no primeiro jogo do Grupo F, por 25:23. Os islandeses entraram melhor e concretizaram um parcial de 2-0, mas rapidamente Rui Silva reduziu para 1-2, naquele que foi o primeiro golo da Seleção Nacional no IHF World Championship 2021, 18 anos depois do último. Portugal revelou algum nervosimo no ataque e permitiu ao adversário segurar uma vantagem de dois golos durante cerca de 11 minutos, altura em que Alfredo Quintana entrou em cena e ajudou a equipa nacional a chegar ao empate (4-4), com um golo fantástico apontado por André Gomes. Apesar das sucessivas intervenções eficazes de Alfredo Quintana, Portugal não conseguia reverter o resultado e a meio da primeira parte perdia por 5-6, mas ao minuto 20’, Diogo Branquinho apontou dois golos de rajada, de contra ataque, fixando o resultado em 9-7, naquela que foi a primeira vantagem de Portugal no encontro e que levou o selecionador islandês a pedir time-out. Dentro dos cinco minutos finais, e depois de Portugal revelar algumas falhas no ataque, a Islândia chegou novamente ao empate, desta feita a nove golos. Num período equilibrado até ao final da primeira parte, os Heróis do Mar seguraram a liderança e saíram para o descanso a vencer por 11-10. No reatar da partida, Pedro Portela colocou Portugal a vencer por 12-10 e os índices motivacionais subiam à medida que as coisas iam correndo bem à Seleção Nacional, como é o caso da entrada feliz de Miguel Martins na partida, com três golos seguidos – de alto nível – deixando Portugal com cinco golos de vantagem, perto da metade do segundo tempo (18-13). Após um período menos positivo dos comandados de Paulo Pereira, a Islândia sofreu um parcial de 0-3 e encurtou distâncias para 18-16, em cima dos 45 minutos. À entrada para os últimos 10 minutos, os processos defensivos portugueses iam correndo de feição e, no ataque, a eficácia correspondia com golos, e a vantagem lusa era de quatro golos (24-20) aos 53 minutos. A vitória de Portugal foi confirmada a três minutos do final, quando Alfredo Quintana protagonizou uma intervenção preciosa, deixando o adversário sem forças para recuperar. Miguel Martins foi considerado o MVP da partida e também o melhor marcador da Seleção Nacional, com 6 golos. Portugal venceu na estreia e está bem lançado nas aspirações na prova mundial, em que o próximo jogo é diante de Marrocos.

Nesta partida, Gilberto Duarte recuperou de uma lesão e voltou às opções e, em sentido contrário, Gustavo Capdeville, Diogo Silva, Luís Frade e Alexandre Cavalcanti, ficaram de fora, o último dos quais devido a lesão.

Paulo Pereira, Selecionador Nacional, realçou o trabalho coletivo “Sem os guerreiros que tivemos ali dentro não conseguiríamos fazer nada, portanto, qualquer plano de jogo é para esquecer, se não houver a entrega que eles tiveram hoje. O que senti ali, em campo, é que temos um grupo excepcional. Nunca tivemos dúvidas que conseguiríamos vencer este jogo.”

Miguel Martins, o central dos Heróis do Mar, que venceu o prémio de melhor jogador em campo, destacou “Foi um dos meus melhores jogos pela Seleção, com certeza. A força é a união que este grupo tem e a capacidade de superação, nós hoje quisemos mais ganhar o jogo. Temos que desfrutar, aproveitar e levar o nosso talento e Portugal o mais longe possível” – rematou.

IHF World Championship 2021
Calendário

14/01/2021 – 19h30 – Portugal : Islândia, 25:23 (11:10)
16/01/2021 – 17h00 – Marrocos : Portugal – RTP2
18/01/2021 – 17h00 – Portugal : Argélia – RTP2

Grupo F

JVEDDIFFPontos
Portugal1100+22
Algeria1100+12
Morocco1001-10
Iceland1001-20

Patrocinadores Institucionais