IHF World Championship 2021: Portugal vence e segue para a Main Round

PUB

Seleção Nacional derrotou Marrocos na 2ª Jornada do Grupo F e garantiu a presença na fase seguinte da competição.

O percurso de Portugal no IHF World Championship 2021 tem merecido todo o destaque e, desta vez, em dose dupla, não só por mais uma vitória, diante de Marrocos por 20-33, mas também pela confirmação da presença na Main Round. O resultado foi avultado mas não traduz um triunfo facilitado, principalmente na primeira parte, período em que os Heróis do Mar estiveram praticamente todo o tempo em desvantagem. No segundo tempo, o filme do jogo foi completamente diferente, e Portugal acordou a tempo de construir uma vitória consistente, a segunda nesta competição.

Guarda-redes escreveram a primeira parte

A seleção marroquina entrou a vencer e em cima dos seis minutos de jogo apontou um parcial de 3-0 e conquistou a primeira vantagem de três golos do encontro (4-1), num período marcado por algum desconcerto de Portugal e por várias intervenções vistosas dos guarda-redes das duas formações – Yassine Idrissi e Humberto Gomes, titular pela primeira vez nesta edição do IHF World Championship 2021. Após 11 minutos decorridos, Marrocos vencia por 6-2 com o guardião adversário a afirmar-se como a figura do encontro até então. Na metade da primeira parte, Gilberto Duarte reduziu para 7-4, naquele que foi o primeiro golo numa grande competição sénior para o lateral  português de 30 anos. A Seleção Nacional sofreu alguns golos na sequência de erros ofensivos e pelo facto de Paulo Pereira prescindir do guarda-redes, tornado algo facilitada a tarefa do adversário no capítulo da finalização, que a dez minutos do final do primeiro tempo vencia por 9-4. Miguel Martins manteve o bom nível que tinha demonstrado no jogo inaugural, frente à Islândia, e ía sendo um dos principais inconformados, tendo apoiado metade dos golos portugueses quando o resultado apontava 9-6.  A menos de dois minuto do descanso, Pedro Portela reduziu para 11-10 dando a melhor contribuição à recuperação lusa e, pouco depois, chegava o empate a 11 golos. Houve ainda tempo para as duas equipas marcarem um golo cada e foi mesmo uma igualdade que se registou ao intervalo, com 12-12 no placard.

Segundo tempo à imagem dos Heróis do Mar

No retar da partida, Portugal justificou o favoritismo e arrancou com um parcial de 0-2, apoiado em mais uma defesa de Humberto Gomes, e após cinco minutos o resultado estava já revertido e fixado os 13-16. Sem abrandar o ritmo, os Heróis do Mar foram construindo uma vantagem sólida, que aos 40 minutos era já de sete golos (13-20), na fase mais positiva de Portugal em todo o encontro. A partir daí o rendimento português foi subindo – ainda mais – a todos níveis e a diferença tomou proporções de goleada, com Portugal a chegar aos 10 golos à maior (13-23) perto da metade da segunda parte. Até ao final, os comandado de Paulo Pereira limitaram-se a gerir a vantagem que, à medida que o jogo caminhava para o fim, ía dando mais certezas quanto ao apuramento da Seleção Nacional para a Main Round, que acabou por acontecer, de forma contundente. No capítulo defensivo, os processos funcionaram na perfeição, especialmente o bloco e, de forma inerente, o contra ataque correspondeu como se pedia.

MVP & Top Scorer

Pedro Portela conquistou o prémio de MVP da partida, depois de uma prestação de encher o olho, afirmando-se também como o melhor marcador da vitória lusa, com nove golos apontados. Nesta partida, Paulo Pereira aproveitou para fazer alguma gestão, desde logo a inclusão do guardião de 43 anos, Humberto Gomes, que deixou uma grande imagem nesta partida de estreia na competição, bem como a convocatória de Diogo Silva, que à semelhança realizou o primeiro jogo neste Mundial. De fora ficaram Alexis Borges, João Ferraz, Gustavo Capdeville e Alexandre Cavalcanti.

Ambição Generalizada

Paulo Pereira: “Estou muito feliz, especialmente com o resultado, não começámos bem mas conseguimos resolver o problema e lutámos até ao final. Temos mais um jogo com a Argélia, que é muito importante, porque nos ajuda a levar quatro pontos para a frase seguinte. Toda a gente no mundo tem um sonho, nós também temos, o primeiro é chegar às 8 melhores equipas do Mundo e, se conseguirmos chegar às semi-finais, acreditamos que pouco a pouco é possível. Tentaremos fazer toda a competição a alto nível, passo a passo e sonhando até ao final.”

Pedro Portela: “Não entrámos como gostaríamos no jogo mas conseguimos recuperar, fomos bola a bola e na segunda parte conseguimos demonstrar o nosso valor. (Sobre o prémio de MVP do encontro) Ficamos sempre contentes quando ganhamos estes prémios mas, eu acho que, o desbloqueador do jogo não fui eu, mas sim a nossa defesa. Agora temos um jogo de grande importância com a Argélia e é nisso que nos vamos focar, em conquistar os quatro pontos.”

IHF World Championship 2021
Calendário

14/01/2021 – 19h30 – Portugal : Islândia, 25:23 (11:10)
16/01/2021 – 17h00 – Marrocos : Portugal, 20:33 (12:12)
18/01/2021 – 17h00 – Portugal : Argélia – RTP2

Grupo F

JVEDDIFFPontos
Portugal2200+154
Argélia1100+12
Islândia1001-20
Marrocos2002-140

Patrocinadores Institucionais