Qualifiers EHF Euro 2022: Em casa mandou Portugal!

PUB

Seleção Nacional derrotou a Islândia, em Matosinhos, por 26-24 e é agora a única equipa invicta no Grupo 4 de Qualificação para a prova europeia do próximo ano.

A Seleção Nacional recebeu e venceu a Islândia, numa partida com uma ponta final de loucos, e somou a terceira vitória em outros tantos jogos na Qualificação para o EHF Euro 2022. Naquela que foi a 3ª jornada do Grupo 4 da Qualificação, Portugal entrou a vencer, através do golo inaugural apontado por Alexandre Cavalcanti mas viu rapidamente o adversário responder à altura. Seguiu-se um período sem golos até aos seis minutos e no qual os Heróis do Mar sentiram grandes dificultes, com as exclusões quase seguidas de Vitor Iturriza e João Ferraz, conseguindo, ainda assim, manter a baliza inviolada. Depois da Seleção islandesa fazer o 1-2, Portugal respondeu com um parcial de 2-0, “roubando” a liderança do marcador ao adversário, ao que se seguiram sucessivas lideranças do resultado. Com três defesas nos primeiros 15 minutos, Alfredo Quintana ajudou a Seleção Nacional a alcançar a primeira vantagem de dois golos do encontro, quando Pedro Portela apontou o 8-6, na sequência de um livre de 7 metros. Nos últimos 10 minutos do primeiro tempo brilharam os guarda-redes das duas Seleções – Alfredo Quintana e Viktor Hallgrímsson – e o intervalo chegou, mas não sem antes de Portugal alcançar três golos à maior (11-8) pelas mãos de António Areia, diferença essa que se verificou a meio da partida (14-11), favorável à equipa nacional. No reatar do encontro, a Islândia entrou melhor e conseguiu encurtar distâncias tendo mesmo, à passagem do minuto 40′ reduzido até à margem mínima (18-17), mesmo com Alfredo Quintana em evidência na baliza portuguesa. À passagem pelo minuto 45′, Portugal sofreu mais uma contrariedade com a expulsão de Fábio Magalhães, no lance em que o adversário alcançou o empate a 20 golos. Na fase mais conturbada da partida, a Islândia sofreu uma situação idêntica, com Arnar Freyr Arnarsson a ser igualmente desqualificado, ao ser admoestado com um cartão vermelho direto. Aos 47 minutos, a Islândia passou mesmo para a o comando do marcador (20-21) mas três minutos depois, Humberto Gomes entrou para defender um livre de 7 metros, ação muito festejada e seguida de um golo de André Gomes, que voltou a colocar Portugal na frente (22-21). Dentro dos cinco minutos finais, o guardião de 43 anos esteve novamente em destaque, num lance idêntico, e dava a motivação necessária para que a equipa conseguisse lutar até ao fim pela vitória, algo que acabou mesmo por acontecer. No Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, o conjunto nórdico caiu aos pés de Portugal por 26-24 num jogo em que o aniversariante Pedro Portela foi o melhor marcador, com sete golos apontados.

Paulo Pereira, Selecionador Nacional, mostrou-se feliz com a vitória, “conseguimos superar as contingências, por isso, estou muito satisfeito com este jogo”. Rui Silva, Capitão da Seleção Nacional, “Visualizamos sempre uma boa vitória mas do outro lado também está outra equipa, um conjunto muito bom, que tem provado que não precisa de grandes estrelas para realizar bons jogos. Sentimo-nos mais perto do que é o nosso objetivo, esta vitória motivou-nos para o Mundial, que é a grande competição que aí vem. O Europeu passado serviu para mostrar a todo o Mundo do andebol e a Portugal inteiro que pode contar com esta Seleção e, no Mundial, queremos trazer o melhor resultado possível” – rematou.

O Selecionado Nacional, Paulo Pereira, não pôde contar com duas peças influentes: Gilberto Duarte e Alexis Borges. O lateral português está a contas com uma lesão muscular no adutor da coxa direita, enquanto que o pivô de 29 anos sofreu uma lombalgia. Também de fora, mas por opção, ficaram o guarda-redes Gustavo Capdeville e o lateral Diogo Silva. Do lado islandês, a maior ausência foi a do lesionado Aron Pálmarsson, lateral de 30 anos que pertence aos quadros do FC Barcelona e onde é companheiro de Luís Frade. O jovem central Haukur Thrastarson esteve igualmente ausente.

Qualifiers EHF Euro 2022

Calendário
04/11/2020 – Portugal : Israel, 31:22 (14:12)
08/11/2020 – Lituânia : Portugal26:34 (14:18)
06/01/2021 – Portugal : Islândia, 26:24 (14:11)
10/01/2021 – 16h00 – Islândia : Portugal – RTP2

GRUPO 4JVEDGOLOSDIFPTS
1. Portugal330091 : 72196
2. Iceland210160 : 46142
3. Israel100122 : 31-90
4. Lithuania200246 : 70-240

Patrocinadores Institucionais