Campeonato Placard Andebol 1: FC Porto passa em Águas Santas e reforça liderança

PUB

Dragões sentiram dificuldades em derrotar o Águas Santas Milaneza mas garantiram a 19ª vitória consecutiva; Também na Maia, ADA Maia ISMAI e SC Horta TRVPRO empataram a 25 golos.

Este domingo, a cidade da Maia recebeu dois jogos do Campeonato Placard Andebol 1, um deles o embate entre Águas Santas Milaneza e FC Porto, no qual os Dragões garantiram o triunfo e a reforçam a série 100% vitoriosa na prova. Na primeira parte deste encontro em atraso, referente à 13ª jornada, os azuis e brancos não conseguiram esconder o cansaço acumulado resultante dos muitos jogos em poucos dias entre Campeonato e EHF Champions League, e permitiram que o emblema da casa discutisse o jogo de igual para igual. O primeiro golo do jogo pertenceu ao Águas Santas Milaneza e a equipa maiata foi liderando o resultado, tendo chegado ao dois golos de vantagem (5-3) antes dos 10 minutos. A reposta portista chegou sob a forma de um parcial de 0-3, fazendo com o que o FC Porto chegasse ao comando do marcador, pela primeira vez na partida, poucos minutos depois. Até aos 20 minutos, e depois do guardião Henrique Carlota ter substituído António Campos na baliza, o Águas Santas ganhou forças para chegar ao empate a nove golos, com a ajuda do recém entrado guardião. O jogo seguiu muito equilibrado, com o FC Porto a conseguir levar um golo de vantagem para o descanso (13-14), depois de duas defesas consecutivas de Alfredo Quintana nos instantes finais.

Na segunda parte, a experiência e as opções portistas acabaram por fazer a diferença, e uma entrada em falso do adversário lançou os Dragões para uma vantagem de quatro golos, que chegou a ser de seis no decorrer dos segundo trinta minutos. O sistema 7×6 foi utilizado por ambas as equipas, tanto na primeira como na segunda parte, com o Águas Santas Milaneza a mostrar vontade em conquistar um resultado positivo frente à única equipa que só sabe vencer na competição. O cansaço fez-se sentir na reta final, do lado maiato, e o FC Porto aproveitou para gerir o jogo da forma que quis, terminando com mais um triunfo, desta feita por 26-34, com Alfredo Quintana a apontar o último golos do encontro, de baliza a baliza. Pedro Cruz revelou uma eficácia de 100% na conversão de lances de livre de 7 metros e afirmou-se como o melhor marcador da partida com 12 golos apontados. O FC Porto reforça assim a liderança do Campeonato Placard Andebol 1, antes do duplo compromisso europeu, somando agora 57 pontos, já o Águas Santas Milaneza permanece na 7ª posição, com 36 pontos.

O outro jogo do dia juntou ADA Maia ISMAI e SC Horta TRVPRO e terminou com empate a 25 golos. Um parcial inicial de 6-1, permitiu à equipa da casa gerir melhor o jogo e acabou por conseguir controlar o marcador, saindo para o descanso a vencer por 15-12. Na segunda parte houve mais SC Horta TRVPRO, apesar do início do segundo tempo ter sido marcado por um equilíbrio, e foi mesmo nos últimos 15 minutos que a equipa açoriana teve forças para lutar pot um resultado positivo, acabando por conquistar dois pontos na cidade da Maia. Apesar de ter mais quatro jogos realizados, o ADA Maia ISMAI subiu ao 9º lugar, já o SC Horta TRVPRO permanece na 14ª posição.

13ª jornada
21.02.2021 – 17h30 – Águas Santas Milaneza x FC Porto, 26:34 (13:14)

18ª jornada
21.02.2021 – 16h00 – ADA Maia ISMAI x SC Horta TRVPRO, 25:25 (15:12)

Patrocinadores Institucionais