Campeonato Placard Andebol 1: Receção do ABC UMinho ao FC Porto para ver n’A Bola TV

PUB

Líder invicto vai a Braga defrontar minhotos na 16ª jornada; CF Os Belenenses pretende segurar lugar europeu na deslocação ao terreno do Boa Hora FC INETUM.

Este fim-de-semana há três jogos para ver, sendo que dois deles são referentes à 16ª Jornada, o ABC UMinho – FC Porto e o Boa Hora FC INETUM – CF Os Belenenses. A outra partida, a ter lugar no sábado, é a receção do Boavista FC ao Águas Santas Milaneza, referente à Ronda 18.

O encontro de cartaz acontece em Braga, no domingo, com o líder invicto FC Porto à procura de somar o 16º triunfo consecutivo no Campeonato Placard Andebol 1 frente a um ABC UMinho que milita na sexta posição e pode ficar cada vez mais longe dos lugares europeus, em caso de derrota, também pelo facto de haver uma proximidade pontual entre o 5º e o 8º posto.

O técnico da equipa bracarense, que não perde há quatro jogos consecutivos Jorge Rito, acredita que o longo tempo de paragem pode ter influência no resultado final, mas anseia por um resultado positivo. “Todos os que fazem parte desta equipa, treinadores, jogadores e dirigentes, sabem que vamos ter um jogo difícil pela frente. Será um encontro em que, provavelmente, vamos ser colocados à prova, e aos nossos limites, mais uma vez e a minha grande questão é saber até que ponto é que os nossos atletas vão ter capacidade de responder a um jogo desta exigência, principalmente depois de estarem sem competir desde o dia 19 de dezembro. Estamos praticamente há seis semanas sem jogar e, portanto, retomar a competição depois de um período tão prolongado de inatividade competitiva é uma incógnita para mim. Mas, certo é que iremos fazer o nosso melhor e tentar fazer deste um jogo com algum espetáculo e que também sirva de propaganda para a modalidade” – afirmou.

Do lado do FC Porto, a motivação é elevada, não só pelo facto de a equipa azul e branca ter alcançado esta quinta-feira uma importante vitória no regresso da EHF Champions League, frente ao HC Vardar, mas também por ser a única equipa só com vitórias no Campeonato Placard Andebol 1, que vale a liderança isolada da prova. Fábio Magalhães, lateral portista, perspetiva, no entanto, um jogo complicado. “É um pavilhão que nos causa muitas dificuldades. Sabemos que o ABC UMinho tem uma equipa jovem e muito bem organizada. Conheço bem o treinador, foi meu treinador, e ele prepara muito bem os jogos. Por isso, esperamos muitas dificuldades contra uma equipa jovem, aguerrida e com vontade de ganhar. Jogar contra o FC Porto dá sempre uma motivação extra e isso vai-se notar. Temos que fazer o nosso trabalho, estudar o jogo e dar o nosso melhor, porque vai ser de certeza um jogo complicado” – atirou.

O encontro tem início às 18h e contará com transmissão em direto n’A Bola TV.

Para o dia anterior (06/02) estão agendados dois jogos, sendo que um deles será um derbi lisboeta que coloca frente a frente Boa Hora FC INETUM e CF Os Belenenses. A formação de Belém está situada no 4º lugar da tabela e qualquer desaire pode significar a descida de posições, algo que não interessa aos comandados de Luís Monteiro. O treinador da equipa visitante quer, entre outros fatores, voltar a conquistar uma vitória, que fugiu nos dois últimos jogos da equipa. “O regresso à competição depois de uma paragem prolongada, neste caso, de um mês e meio, cria sempre alguma incerteza sobre aquilo que o jogo nos pode trazer. No entanto, temos trabalhado bastante bem, com tempo para melhorarmos alguns aspetos do nosso jogo. Vamos defrontar uma equipa que tem grande capacidade de remate exterior e, se conseguirmos controlar esse aspeto, acredito que vamos ganhar” – adiantou.

O emblema da casa, está num patamar menos confortável – 12ª posição – e tem menos nove pontos do que o adversário, com mais um jogo realizado. Nuno Alvarez, técnico do Boa Hora FC INETUM, assume a vontade de vencer, algo que só aconteceu duas vezes esta temporada, e acredita num jogo bem disputado mas com pouco brilho devido à ausência de público nas bancadas. “O encontro entre Boa Hora FC INETUM e CF Os Belenenses tem sempre características especiais, dado que são dois clubes da mesma cidade e com uma proximidade geográfica muito grande entre as duas freguesias. A rivalidade existe mas é algo saudável. Os plantéis são distintos, sendo o CF Os Belenenses uma equipa mais experiente e também com excelentes executantes do ponto de vista técnico. Tem muita segurança no seu jogo e comete poucos erros, contudo, nós jogamos em casa e pretendemos começar a segunda volta com uma vitória. Conhecemos bem o adversário e tentaremos explorar os seus pontos menos fortes, não o deixando controlar o jogo como gosta. Penso que será um encontro agradável de assistir pelos canais alternativos, uma vez que infelizmente ainda não será com público nas bancadas. Caso contrário, seria certamente uma tarde com o pavilhão totalmente cheio” – referiu.

No sábado está ainda agendado uma partida entre o ultimo classificado, Boavista FC e o atual oitavo, Águas Santas Milaneza, que detém o estatuto de favorito, não só pela diferença pontual, como também pelo facto de a equipa maiata somar oito vitórias consecutivas em todas as competições.

16ª Jornada
06.02.2021 – 16h30 – Boa Hora FC INETUM x CF Os Belenenses – Boa Hora TV
07.02.2021 – 18h00 – ABC UMinho x FC Porto – A Bola TV/Porto Canal

18ª Jornada
06.02.2021 – 17h00 – Boavista FC x Águas Santas Milaneza

Patrocinadores Institucionais