Festa do Desporto: Habitual Gala do Desporto altera os moldes num ano atípico

PUB

Rui Silva e Mónica Soares são os nomeados da Federação de Andebol de Portugal, na categoria “Desportistas do Ano”, a única a ser premiada.

A Confederação do Desporto de Portugal (CDP) anunciou que a habitual Gala do Desporto não irá decorrer dentro dos moldes habituais, em 2021. A iniciativa, com mais de duas décadas, em que o desporto português elege, no início de cada ano, os atletas, as equipas e os treinadores, que, pelos seus resultados, mais se distinguiram em cada época desportiva, irá vestir no presente ano, “uma roupagem mais leve num ambiente bem diferente do habitual, mas cheio de significado pelos êxitos dos participantes, e dá corpo ao que denominámos a Festa do Desporto.” – anunciou a instituição.

Esta decisão é sustentada nas dificuldades inerentes à pandemia atual, que tem afetado muitos setores da sociedade, incluindo o desporto, que atravessa um momento de grande incerteza, “quase de luta pela sua sobrevivência”, como refere a CDP.

Por considerar fundamental mostrar a força do desporto, o movimento associativo desportivo não deixará de reconhecer o trabalho das federações que, num ano tão difícil, com tanta resiliência mostraram e levaram os seus atletas a conseguir resultados assinaláveis e, em 2021, serão apenas premiados os Desportistas do Ano nas categorias de atleta feminino e atleta masculino, tendo por base as prestações desportivas na última época desportiva.

A primeira fase da eleição dos melhores de 2020 terminou recentemente com a indicação pelas várias federações dos seus candidatos para o prémio Desportista do Ano e em que a Federação de Andebol de Portugal nomeou Rui Silva e Mónica Soares na única categoria indicada.

Rui Silva, atleta de 28 anos e capitão da Seleção Nacional, soma 88 internacionalizações e, entre outros marcos na carreira, foi nomeado para a All Star Team do Campeonato da Europa 2020, onde Portugal alcançou um histórico 6º lugar, e ao serviço do FC Porto sagrou-se Campeão Nacional em 2018/2019, conquistou 5 Taças de Portugal e 2 Supertaças. Recentemente, o Capitão da Seleção Nacional, esteve no Egipto, na conquista da melhor classificação de sempre, em Mundiais, dos Heróis do Mar.

Mónica Soares, vestiu a camisola da Seleção Nacional por 40 vezes, soma 132 golos, na época 2019/2020 teve a primeira experiência no estrangeiro, ao serviço dos alemães do Fusche Berlin e atualmente defende as cores do CB Porriño, de Espanha. Em 18/19 sagrou-se campeã nacional pelo Madeira SAD, época que conquistou também a Taça de Portugal e a Supertaça.

No dia 10 de março serão dados a conhecer publicamente os finalistas, após escolha dos mesmos através de júri. Posteriormente, a escolha do vencedor de cada categoria a qual, este ano excecionalmente, caberá exclusivamente ao público através de votação eletrónica a decorrer até ao dia 23 de março. No dia seguinte, em formato a indicar, dependente da evolução da pandemia, serão dados a conhecer os vencedores de 2021.

Pode consultar aqui os candidatos indicados pelas federações desportivas nacionais, para o prémio Desportista do Ano: Atleta Masculino e Atleta Feminino.

A 25ª Gala do Desporto, os Óscares do Desporto Nacional, está desde já agendada para janeiro de 2022!

Patrocinadores Institucionais