Rui Bragança convidado em formação com Seleções Nacionais jovens de Portugal

PUB

Atleta Olímpico de taekwondo partilhou experiências pessoais e abordou temas com o alto rendimento, a pressão e a importância do controlo mental no desporto.

No final do mês de janeiro, as atletas referenciadas das Seleções Nacionais sub-17 e sub-19 de Portugal tiveram a oportunidade de participar numa formação via Zoom, com o atleta Olímpico de Taekwondo Rui Bragança, numa dinâmica de interação e partilha de experiências e conhecimento. O evento foi organizado pela responsável pela formação de Coaching nas Seleções Nacionais Femininas, Carla Fernandes, e está enquadrado naquilo que é o projeto de coaching “12 meses de preparação”, com vista aos Europeus de ambos os escalões.

Carla Fernandes diz que a oportunidade de reunir com Rui Bragança “foi, desde logo, encarado pelas atletas como uma mais-valia e uma oportunidade a não perder. Não obstante o Rui praticar um desporto numa vertente individual, como é o Taekwondo, a ideia da partilha surge da necessidade de se mostrar a estas atletas que, apesar do período conturbado em que vivemos, esta situação alarga-se a todos os desportos, individuais e coletivos, bem como a todos os atletas, inclusivé os atletas de topo, sendo imprescindível continuar a trabalhar para alcançar os objetivos a curto e a longo prazo.”

Durante cerca de uma hora, o atleta Olímpico respondeu a todas as questões das atletas, abordando os mais diversos temas, com uma incidência especial na conciliação entre a carreira desportiva e a carreira académica, uma vez que todas as atletas vivenciam esta situação. “Tendo o Rui iniciado há pouco tempo a sua carreira profissional de médico, a sua experiência pessoal, nas vertentes atleta-estudante e atleta-trabalhador, serve como exemplo da possibilidade de conciliar as duas vertentes, com esforço, dedicação, muita resiliência e acima de tudo muita vontade de fazer acontecer” – acrescenta Carla Fernandes.

Nascido em Guimarães, em 1991, Rui Bragança foi o primeiro atleta português a vencer um combate de taekwondo nos Jogos Olímpicos, em 2016, no Rio de Janeiro e entre várias medalhas conquistadas, destacam-se algumas como o 3º lugar no Campeonato da Europa de Juniores em Baku, Azerbaijão.

Para os Selecionadores Nacionais dos escalões sub-17 e sub-19, a experiência foi mais do que enriquecedora e pertinente na forma como as atletas encaram tudo que envolve o desporto. Ana Seabra afirma que este foi um “excelente momento de partilha de experiências de uma referência do desporto nacional, onde as nossas atletas tiveram oportunidade de fazer questões conhecer o seu percurso e ter mais uma perspectiva do que é necessário para ser um atleta com um percurso de sucesso”. Luís Santos mostra-se igualmente satisfeito pela oportunidade. “Partilhar momentos com verdadeiros campeões, que nos trazem em carne e osso aquilo que são as rotinas e trabalho árduo de uma minoria de elite é algo magnífico para a formação das nossas gerações futuras. O Rui conseguiu envolver – nos com a sua simplicidade, característica essencial dos verdadeiros campeões. Ensinamentos que servem de motivação nesta longa maratona em tempos de Covid e não só. O nosso especial obrigado e estaremos com ele nos próximos combates.” – referiu.

Carla Fernandes revela ainda que, sendo Rui Bragança um atleta Olímpico, “as questões, como seria de esperar, também recairam sobre treinos e competições olímpicas, com especial foco na forma como ele encara a pressão das provas e a situação atual de pandemia, bem como na forma como lida com o impacto emocional que toda esta situação acaba por provocar, quer em termos de motivação, quer em termos de rendimento”.

Recorde-se que as Seleções Nacionais sub-17 e sub-19 irão participar nos respetivos Campeonatos da Europa no presente ano de 2021.

Patrocinadores Institucionais